Página inicial > Riacho Fundo > Alunos do Ensino Médio Integrado apresentam seminários sobre patrimônios mundiais da UNESCO

Criado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 14h28 | Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 14h28 | Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 17h24 | Acessos: 1043

Os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos de Cozinha e Hospedagem Integrados ao Ensino Médio participaram entre os dias 10 e 12 de abril (terça a quinta-feira) do Seminário de apresentação do Projeto Integrador Patrimônios da Humanidade no auditório do Campus Riacho Fundo.

O Seminário faz parte do cronograma anual de atividades do projeto, o qual busca, entre outros pontos, possibilitar a efetiva integração das diferentes áreas do conhecimento e inserir os alunos nos debates inerentes ao eixo tecnológico ao qual seus cursos estão ligados (Turismo, Hospitalidade e Lazer).

Durante os três dias, os 32 grupos se revezaram no palco trazendo informações sobre os diversos patrimônios estudados, a importância da conservação destes e o sentido social que os mesmos têm para os diferentes povos e culturas. Os trabalhos foram avaliados por grupos de três professores que se alternavam objetivando contribuir com a temática central a partir de diferentes campos do saber.

Na ocasião das apresentações, os estudantes expuseram diferentes produtos construídos ao longo do bimestre. Pode-se destacar, nesse contexto, a estimativa de custos para deslocamento, hospedagem e outros gastos durante uma viagem para conhecer o sítio do patrimônio. Integradas às informações técnicas, os alunos produziram pesquisas sobre a história dos patrimônios, representações espaciais por meio de croquis geográficos, além da apresentação de trechos do trabalho em línguas estrangeiras, em inglês, francês e espanhol.

Na avaliação dos professores que estão à frente do projeto integrador, o percurso formativo gerou grande envolvimento dos alunos nas atividades de pesquisa e divulgação das informações, além do reconhecimento da importância dos Patrimônios da Humanidade que, pelo seu valor excepcional, precisam ser melhor estudados e conhecidos por todos.