Campus recebe Federação Italiana de Chefs para aula de "Pães Italianos"
O IFB Campus Riacho Fundo recebeu, na noite de quinta-feira, 24, o Chef Ville Della Penna, da Federação Italiana de Chefs, para uma aula de “Pães Italianos”. O pão tem um forte valor simbólico que vai além da simples nutrição. O pão é cultura e tradição. As turmas dos Cursos Subsequente de Panificação e também os alunos do Curso Subsequente de Cozinha participaram com bastante entusiasmo e curiosidade desse evento com o Chef .
Durante a aula os alunos tiveram oportunidade de conhecer a rara farinha Manitoba, que é uma farinha forte, que contém uma grande porcentagem de proteína (18%) e tem uma notável capacidade de absorção de água (até 80% do seu peso). Ela é utilizada para aumentar a força da farinha, geralmente para a produção de pães especiais e pizza.
Além disso, a rica cultura alimentar italiana foi apresentada aos alunos, que conseguiram fazer analogias e comparações com a cultura alimentar brasileira e puderam enriquecer seu conhecimento em Gastronomia Internacional.
Para a Coordenadora do Curso de Panificação, Prof.Marilene Teodoro e para a Professora de Gastronomia Juliana de Andrade a aula em parceria com a FIC foi um sucesso, pois permitiu a socialização dos saberes ainda em sala de aula e ampliou o interesse dos alunos no curso.
A FIC é uma delegação da Federação Italiana de Chefs, sendo uma entidade oficial no Brasil de representação da FIC Itália, reconhecida pela WACS (World Association Chefs Society), respondendo ao mesmo estatuto e diretrizes, atuando em todo o território nacional. A FIC BRASILE Continua com seu firme propósito de trazer os fundamentos da tradicional culinária italiana para os alunos, através de palestras, workshop's e aulas show.
Calcula-se que em território italiano existam cerca de 300 variedades de pães e cada um deles reflita a peculiaridade da culinária das diversas regiões da Itália. No norte do país, em cidades como Trento ou Bolzano, come-se frequentemente o pão de centeio. Em uma ilha como a Sardenha o protagonista é o pane carasau, que mais parece com uma sutil folha de papel. Na Toscana é hábito consumir pão sem sal (sciapo). Aprendemos sobre variados pães como:
Rosetta, Ciabatta, Panini al latte, Pane casereccio e Pane a lievitazione naturale
Como apresentação prática Chef Ville preparou 2 pães,todos com fermentação natural.
- Frola Napolitano
- Pão Abruzzese
Agradecemos a FIC e o Chef Ville e aguardamos mais momentos como esse.
Redes Sociais