Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Professora do IFB lança mapa das frutíferas do Parque da Cidade
Início do conteúdo da página

Professora do IFB lança mapa das frutíferas do Parque da Cidade

Criado: Terça, 12 de Junho de 2018, 12h14 | Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 12h14 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 12h25 | Acessos: 1246

Abacateiros, jaqueiras, mangueiras e amoreiras. Ao transitar pelas quadras e avenidas da capital federal, os brasilienses podem degustar frutas no pé ou mesmo colher algumas para levar para casa. Segundo dados da Novacap, Brasília dispõe de mais de 900 mil árvores frutíferas em áreas públicas. 

Localizado no coração de Brasília, o Parque da Cidade é uma área urbana com muitas frutíferas e essa diversidade sempre despertou a curiosidade da professora de gastronomia do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB), Ana Paula Jacques, que costuma utilizar o parque para praticar atividades físicas. ‘É impressionante! Já degustei jamelão, manga, jenipapo, oiti, ingá e jambo numa mesma manhã”, destaca. 

Com isso, a professora resolveu criar um mapa com dez frutas facilmente identificáveis e que estão ao alcance dos olhos e das mãos ao longo da pista de caminhada do parque.

 

Lançamento

O lançamento do projeto aconteceu no último dia 7, no evento “Distrito Criativo”, onde a docente ministrou uma palestra sobre Design Gastronômico.

“A ideia principal de distribuição é para grupos escolares, guias de turismo, operadoras e público em geral. Na medida em que as pessoas conhecerem e souberem, queremos que compartilhem fotos e possamos criar um banco de dados colaborativo das frutíferas do parque”, informa Ana Paula.

A professora destaca ainda que o mapa não é um produto acabado. A proposta é que todos possam colaborar compartilhando suas descobertas. “Por essa razão, criamos um perfil no Instagram (@frutasdoparque), onde vamos compartilhar fotos das folhas, frutos e árvores. Queremos apenas despertar o olhar e a curiosidade para esse atrativo turístico e patrimônio cultural de Brasília: o Parque da Cidade”, finaliza. 

Fim do conteúdo da página