Página inicial > Riacho Fundo > Projeto do IFB é o único finalista do DF no principal prêmio de sustentabilidade do turismo brasileiro

Criado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 11h14 | Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 11h14 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 11h14 | Acessos: 1133

O projeto “Jogo dos Biomas Gastronômicos”, do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB), é o único representante do Distrito Federal entre os 18 finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019, o principal prêmio de sustentabilidade do turismo brasileiro.

Os finalistas foram anunciados durante a 46ª ABAV Expo e 50º Encontro Comercial Braztoa. A cerimônia de premiação será em 26 de outubro, em Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo, destino anfitrião da Convenção Braztoa 2018.

O projeto

O jogo possui um tabuleiro impresso em uma lona de 3m x 3m e contém 42 casas, onde os participantes se tornam os “peões” e se movimentam pelo tabuleiro a partir da rolagem de um dado. Os participantes percorrem o mapa do Brasil delineado pelos seis biomas (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa) e respondem perguntas relacionadas às espécies nativas, preparos, comidas tradicionais, curiosidades sobre a história e cultura alimentar brasileira.

O protótipo inicial do Jogo dos Biomas Gastronômicos foi apoiado pelo Edital da Fábrica de Ideias Inovadoras do IFB (FABIN).

O jogo integra o food lab Comida pra Pensar, coordenado pela pesquisadora e professora de gastronomia, Ana Paula Jacques, e com a participação de estudantes do curso técnico de Cozinha do Campus Riacho Fundo.

O Prêmio

Criado em 2012, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o primeiro do mundo a ter a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo) e já possui mais de 439 projetos cadastrados e 71 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil.

A BRAZTOA ainda promove a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa, onde dá visibilidade aos vencedores do Prêmio e mostra detalhes das suas ações, para que elas sirvam de exemplo para outros e sejam replicadas. A publicação está disponível no site www.braztoa.com.br.

Confira a lista completa dos finalistas:

• Associados Braztoa
    – Beto Carrero World (SC)
    – BWT Operadora (PR)
    – New Age Tour Operator (SP)
  • Agências de Viagem
    – Novaventura (SP)
    – Roraima Adventures (RR)
    – Vivejar (SP)
  • Meios de Hospedagem & Resorts
    – Hotel Sesc Porto Cercado (MT)
    – Le Canton (RJ)