Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Projeto sensorial do IFB é ferramenta para incrementar receitas de Gastronomia
Início do conteúdo da página

Projeto sensorial do IFB é ferramenta para incrementar receitas de Gastronomia

Criado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 11h03 | Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 11h03 | Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 15h19 | Acessos: 873
 
O projeto Aromateca Sensorial desenvolvido no Instituto Federal de Brasília (IFB) propõe-se a estimular a visão e o olfato dos alunos para identificar os ingredientes utilizados em preparações gastronômicas, por meio de aromas, especiarias, temperos e condimentos para identificar os ingredientes utilizados em preparações gastronômicas. A proposta surgiu no curso Técnico em Cozinha do IFB com a apresentação de um kit pedagógico composto por 10 itens selecionados de espécies da biodiversidade brasileira. 
 
A proposta pode ser adaptada para uso em outras áreas de conhecimento voltadas para prestação de serviços, como Eventos, Hotelaria, Bares, Restaurantes, Enologia, Tecnologia de Alimentos e Agroindústria. O kit pedagógico é apresentado em tubetes plásticos numerados, sem identificação nominal e fichas de avaliação digitalizadas para teste das habilidades de identificação dos ingredientes pelos alunos. Essas informações estão disponibilizadas para consulta e utilização por meio de um leitor em QR Code, que permite atualização contínua e colaborativa e economia na impressão de material. 
 
Em sala, os alunos são orientados e complementar o conhecimento sensorial adquirido com pesquisas sobre os itens selecionados, com informações sobre nome científico, origem, principais formas de uso, a critério de cada docente.
 
SERVIÇOS
Projeto Aromateca Sensorial/ Curso Técnico de Cozinha do IFB
Local: Campus Riacho Fundo do IFB /Avenida Cedro, AE 15, QS 16 – Riacho Fundo I 
 
Fim do conteúdo da página