Página inicial > Riacho Fundo > Estudantes do Campus Riacho Fundo visitam exposição EX-ÁFRICA, no CCBB

Estudantes do Campus Riacho Fundo visitam exposição EX-ÁFRICA, no CCBB

Criado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 15h30 | Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 15h30 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 17h27 | Acessos: 1137

Em parceria com o Programa CCBB Educativo Arte e Educação, 40 estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Riacho Fundo conheceram, no dia 16 de outubro, as obras que compõem o acervo da exposição EX ÁFRICA, instalada nas dependências do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília.

Para a aluna Larissa Souza (1º ano de Cozinha) “A visita ao CCBB foi uma das atividades culturais mais significativas que pude participar desde que entrei no IFB. Durante a visitação, pude desconstruir vários estereótipos sobre a cultura afrodescendente e africana".

A visitação teve como objetivo principal desmistificar impressões que estão impregnadas no imaginário comum quando se trata da cultura negra. Por meio da mediação de monitores, os estudantes (divididos em dois grupos menores) tiveram acesso a fotografias, instalações, produções audiovisuais e pinturas que buscam apresentar aquele continente e seu povo desde a Diáspora até a contemporaneidade.

Segundo a aluna Jéssica Alcântara (1º ano de Hospedagem) “Essa exposição me apresentou um ponto de vista diferente, consegui aprender mais sobre minhas raízes, e o orgulho de carregar toda essa história no meu sangue e na minha ancestralidade. Me fez ver a resistência, a cultura, e um "passado recente", que tem que ser visto e respeitado. As obras me fizeram viajar em uma história não contada por revistas, escolas, e principalmente pela mídia". Próximo a esse pensamento, a estudante Marcelle Cardoso (1º de Cozinha) aponta que “Agora posso olhar com um senso crítico maior para o ambiente em que estou inserida, levando em consideração a ausência da cultura africana nos filmes que assisto, nas músicas que escuto".

Após a visita, os alunos tiveram tempo para conhecer o espaço onde se localiza o prédio do CCBB e realizar um piquenique com vista para o Lago Paranoá. No retorno ao campus, os professores buscaram apontar aspectos observados na exposição que têm relação direta, ou indireta, com o cotidiano vivenciado por inúmeros brasileiros e brasileiras.

A atividade faz parte de um conjunto de ações que têm sido desenvolvidas no campus para a sensibilização acerca de temáticas como homofobia, transfobia, racismo, machismo e sexismo. Dentro dessa proposta, busca-se a ampliação do horizonte de compreensão dos alunos no que concerne aos temas explicitados e como estes se apresentam em suas trajetórias de vida.