Página inicial > Riacho Fundo > Biblioteca do Campus Riacho Fundo recebe Aromateca Sensorial

Biblioteca do Campus Riacho Fundo recebe Aromateca Sensorial

Criado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h02 | Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h02 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 14h38 | Acessos: 1078

A biblioteca do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB) está recebendo um projeto de Aromateca Sensorial, idealizado pelo curso de Gastronomia. Até o momento, cerca de 5 turmas dos cursos técnicos de cozinha já visitaram a exposição, que está aberta ainda para outras áreas de conhecimento como eventos, hotelaria, bar e restaurante, enologia, tecnologia de alimentos, agroindústria e outros cursos nos quais essas competências sensoriais sejam almejadas.

A Aromateca foi inspirada nos kits sensoriais de vinho e café utilizados na formação de sommeliers e baristas, conforme explica a idealizadora, Ana Paula Caetano Jacques, professora e pesquisadora do IFB da área de Gastronomia, Turismo e Sustentabilidade. A Aromateca Sensorial consiste em um grande acervo composto por 60 aromas, especiarias, temperos, condimentos e espécies da biodiversidade brasileira, que está disponível na biblioteca do campus para que toda a comunidade discente e público em geral possa consultar sempre que desejar.

Todos os itens estão porcionados em vidros identificados que podem ser manuseados para que os alunos possam ampliar suas referências visuais e olfativas sobre os principais ingredientes utilizados numa cozinha profissional. A ideia surgiu, segundo a professora, pelo fato de os alunos desconhecerem a maioria dos ingredientes e temperos utilizados nas cozinhas profissionais, fato que limitava muito o desenvolvimento da criatividade e inovação em sala de aula. “Hoje, todos os alunos que utilizam a Aromateca Sensorial ao longo de sua formação técnica ampliam o repertório sobre temperos, condimentos, ervas aromáticas, produtos da sociobiodiversidade brasileira e descobrem que esse pode ser o grande diferencial deles no mercado”, detalhou Ana Paula Caetano.

A catalogação foi  baseada na catalogação de outras Aromatecas já existentes em outras bibliotecas no Brasil. Cada item possui uma etiqueta constando o nome e o tipo (especiaria, fruto, semente, sal, grão, açúcar, farinha, etc) e a descrição deles foi realizada de forma simples, de maneira que todos que tivessem acesso pudessem ter plena compreensão. Os dados dos itens estão armazenados para consulta através do site da Biblioteca (http://siabi.ifb.edu.br/), selecionando a Lupa na parte superior do site e clicando na Biblioteca Campus Riacho Fundo .

“Os itens da Aromateca estão disponíveis de forma impressa também, para que os alunos possam olhar a especiaria, sentir o aroma e ler algumas informações importantes sobre o item”, detalhou a bibliotecária Vanessa de Sousa Silva.

O segundo projeto da Aromateca Sensorial já está em desenvolvimento: são kits pedagógicos com mais de 50 itens e que podem ser utilizados pelos docentes em sala de aula. “Além disso, já estamos aguardando o novo Edital da Fábrica de Ideias Inovadoras (Fabin) para dar continuidade ao projeto, pois já captamos outros 40 elementos para compor o acervo permanente e os kits pedagógicos”, completou a docente.