Alunos do Campus Riacho Fundo apresentam projeto em congresso na Universidade de São Paulo (USP)
Estudantes do curso de licenciatura em Letras – Língua Inglesa do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB) apresentaram o projeto intitulado “Jogo Educacional como Instrumento Metodológico de Aprendizagem Ativa” durante a IX Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. O evento ocorreu no final do mês de outubro.
Na ocasião, os estudantes Leandro Lisbôa e Vitor Hugo Costa apresentaram os resultados parciais do instrumento metodológico desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Educação, aprendizagem e inovação”. O instrumento faz parte de um projeto iniciado em 2016 e fomentado pela Fábrica de Ideias Inovadoras (Fabin) em 2018.
Para os estudantes, "foi uma grande honra e oportunidade estar cercado de outros profissionais, pesquisadores e discentes na busca de novas metodologias e estratégias que facilitem e proporcionem o ensino-aprendizado da língua inglesa. Além disso, foi sensacional representar o IFB em outro Estado”.
O jogo desenvolvido pelos estudantes utiliza um sistema de cartas para a construção coletiva de narrativas e foca a conversação dentro da língua inglesa. A pesquisa está voltada para a utilização de dispositivos lúdicos na aprendizagem de idiomas.
O evento acontece regularmente na Universidade de São Paulo e é promovido pelo Departamento de Letras Modernas e pelo Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade e tem o objetivo de apresentar e fomentar discussões acerca do ensino e aprendizagem de línguas.
Redes Sociais