Estudantes de Cozinha aprendem sobre a biodiversidade do Cerrado em visita ao Jardim Botânico de Brasília
Formar cozinheiros conscientes sobre os temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação da nossa biodiversidade é uma das nossas tarefas como docentes. Assim, a professora de Gastronomia do Campus Riacho Fundo Ana Paula Jacques destaca a importância da atividade realizada na manhã do último sábado, 30 de março, no Jardim Botânico de Brasília. Estiveram presentes 40 estudantes do curso Técnico em Cozinha do Campus Riacho Fundo.
A atividade foi acompanhada pelo biólogo Marcelo Kulmann, autor do livro 'Frutos do Cerrado: espécies atrativas para a fauna', que há mais de 12 anos se dedica a pesquisar e catalogar espécies nativas.
"Além das habilidades técnicas, os cozinheiros precisam desenvolver múltiplas competências, e o vínculo com o território é muito importante para que eles possam planejar e executar menus criativos e inovadores que valorizem os produtos locais", avalia Ana Paula.
"Ao longo da trilha, os alunos aprenderam a reconhecer e identificar algumas espécies tradicionais, como o jatobá, pequi, mamacadela. Foi uma manhã muito proveitosa e inspiradora. Ficamos contentes e satisfeitas de apresentar o Jardim Botânico de Brasília, um refúgio da natureza e do Cerrado, para nossos alunos", complementa a professora Juliana de Andrade Gonçalves.
A aluna Adriana Oliveira ficou muito feliz com a oportunidade de vivenciar uma experiência de campo e entendeu a importância da atividade de campo para sua formação profissional. No final da trilha, os alunos fizeram um piquenique colaborativo e se deliciaram com frutas e preparos naturais e saudáveis.
Redes Sociais