Página inicial > Riacho Fundo > Campus Riacho Fundo sedia palestra intitulada “Os rumos da gastronomia”

Campus Riacho Fundo sedia palestra intitulada “Os rumos da gastronomia”

Criado: Terça, 16 de Abril de 2019, 12h40 | Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 12h40 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 13h34 | Acessos: 1482

O professor Gustavo Guterman realizará a palestra “Os rumos da Gastronomia” no Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB), na próxima quarta-feira (24), às 14h. Para participar, não é necessário fazer inscrições e o evento é aberto à comunidade.

A palestra é destinada aos alunos do curso superior tecnológico em Gastronomia, porém, devido à abrangência do tema, a coordenação do curso considera importante a participação de alunos e docentes dos cursos subsequentes em Cozinha e Panificação, técnico em Cozinha integrado ao ensino médio, técnico em Hospedagem integrado ao ensino médio e técnico de Bar e Restaurante na modalidade Jovens e Adultos (Proeja), além do tecnológico em Gastronomia. O motivo é a atualidade do tema abordado e necessidade de se conversar sobre esse assunto para os que trabalham ou têm interesse na área de Gastronomia.

Na ocasião, o professor tratará sobre o papel da gastronomia na sociedade, versando sobre as novas divisões das responsabilidades dos profissionais e das escolas de gastronomia na cadeia produtiva. Questões como a força de trabalho no campo, o uso de agrotóxico, a importância da agricultura familiar e a responsabilidade de cozinheiros e cozinheiras nas relações da sociedade com a comida também serão abordados.

Gustavo Guterman é pós-graduado em  Gestão em Segurança dos Alimentos, graduado em Gastronomia e técnico em Cozinha. O docente tem aptidão na realização de atividades de planejamento, organização, execução e comercialização de serviços de alimentação, além de experiência no mercado profissional, em cozinhas nacionais e internacionais, atuando como cozinheiro e chefe de cozinha em estabelecimentos do segmento de alimentação e bebidas.

Integrante do Fórum Nacional da Educação em Gastronomia e parceiro do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), atua como coordenador do curso de Gastronomia do Instituto Federal Fluminense, onde é professor nos cursos de Gastronomia e Hotelaria.