Pimenta Baniwa protagoniza jantar oferecido no Campus Riacho Fundo
Em comemoração às jornadas de lutas dos povos indígenas, ocorridas no mês de abril, o grupo de pesquisa “Cultura e Alimentação” realizou, no dia 26 de abril, um jantar em homenagem à Pimenta Baniwa e às culturas alimentares dos povos indígenas. A atividade desenvolveu-se no âmbito do projeto integrador proposto pelo grupo de pesquisa e conta com a participação de sete alunas do segundo ano do curso Técnico em Cozinha Integrado ao Ensino Médio.
Mobilizando saberes das áreas propedêuticas e técnicas, aliados à prática profissional, as alunas anfitriãs, a partir da orientação dos docentes do grupo de pesquisa, propuseram uma rifa a fim de angariar fundos para a compra de insumos e organizaram o cardápio de acordo com os debates e leituras desenvolvidas ao longo do primeiro bimestre de 2019. Foram sorteados para o jantar pais, familiares, professores e alunos.
As alunas do projeto criaram os três pratos (bolinho de tapioca com geleia de Pimenta Baniwa, Pirarucu em folha de bananeira com farofa de cuscuz e sagu de açaí com creme de cupuaçu) e produziram drinks não alcoólicos, de modo a contemplar ingredientes das culturas ameríndias com especial destaque para a pimenta Baniwa. A ideia foi colocar em prática as pesquisas do grupo, sem, no entanto, descaracterizar os pratos – estes, produtos de modos específicos de vida e retratos de culturas historicamente ignoradas por grande parte da população brasileira.
O aluno do curso Tecnologia em Gastronomia Alceu dos Santos Silva, indígena da etnia Karipuna, fez a abertura da atividade, ao realizar um rico relato sobre as culturas alimentares indígenas. Um trecho de seu relato pode ser visto na página do grupo de pesquisa no Facebook.
O grupo de pesquisa e o projeto integrador são coordenados pelos docentes Ana Tereza Bandeira (Gastronomia), Luan do Carmo (Geografia), Thiago de Faria (História), Juliana Andrade (Gastronomia), Tatiana Rotolo (Filosofia), Ramon Garbin (Gastronomia) e Giuliane Pimentel (Gastronomia). As atividades têm como foco a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além da promoção de práticas de ensino-aprendizagem capazes de realizar uma educação profissional ampla, crítica e reflexiva no âmbito da gastronomia.
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