Página inicial > Riacho Fundo > Alunos de Licenciatura em Letras – Inglês e Geografia visitam Quilombo na Cidade Ocidental/GO

Criado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 18h06 | Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 18h06 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 18h11 | Acessos: 604

Os alunos do 3º semestre do curso de Licenciatura em Letras – Inglês e do 1º semestre do curso de Licenciatura em Geografia, estudantes do Instituto Federal de Brasília/IFB Campus Riacho Fundo, visitaram o Quilombo Mesquita na Cidade Ocidental em Goiás, no dia 1º de junho.

A atividade aconteceu no âmbito da disciplina Organização da Educação Brasileira, ministrada pela professora Ana Luíza de França Sá, em colaboração com os professores Edilene Américo Silva, coordenadora do curso de Licenciatura em Geografia e coordenadora do projeto de monitoria dos alunos do curso, e do professor Wesley Oliveira da Silva, docente do Campus São Sebastião, pesquisador e ex-morador da região.

A visita  teve como objetivo vivenciar as especificidades da comunidade e discutir a educação escolar quilombola.

“Como modalidade de educação prevista em legislação, a educação escolar quilombola reitera a diversidade social brasileira e atende às demandas específicas da população que guarda nossa cultura e história”, afirmou a professora Ana Luíza.

O Quilombo Mesquita completou 273 anos e somente em 2006 obteve certificado de área quilombola, emitido pela Fundação Palmares. A comunidade possui uma escola de Ensino Fundamental, que foi visitada pelos estudantes, além do valioso espaço educativo construído na associação de moradores do Quilombo Mesquita, onde foi exibido o filme “1975”, de Vladimir Carvalho, e realizada uma conversa com lideranças e pesquisadores sobre a comunidade.

A visita tornou-se ainda mais especial quando a estudante Thais Suellen Ferreira Martins, aluna do curso de Letras – Inglês, foi homenageada por ter tido a história de sua família reconhecida como pioneira na comunidade. Na ocasião, a estudante reconheceu sua bisavó e outros familiares que tinham suas imagens expostas na associação. Fotos antigas e objetos de antepassados comporão o acervo do museu que está sendo construído na comunidade.