Página inicial > Riacho Fundo > Professora representa o IFB em painel de evento da Fulbright no Brasil

Professora representa o IFB em painel de evento da Fulbright no Brasil

Criado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 11h27 | Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 11h27 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 12h08 | Acessos: 850

A professora e coordenadora do curso de Letras-Inglês do Campus Riacho Fundo, Karina Mendes, participou do "Brazil ETA Enhancement Seminar", evento de aprimoramento organizado pela Fulbright, no Rio de Janeiro, no período de 15 a 19 de julho. O evento reuniu 150 jovens norte-americanos que atuam como English Teaching Assistants (ETAs) em 40 instituições de ensino superior brasileiras.

O programa ETA é uma parceria entre a Comissão Fulbright e a CAPES, com o objetivo de contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras-Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.

Desde o primeiro semestre de 2018, dois ETAs norte-americanos têm contribuído com o curso de Letras-Inglês do IFB por meio do Programa. Durante o ano letivo de 2018, a dupla Regina Stronceck e MacReynods conviveu diariamente com os estudantes. Desde fevereiro de 2019, Brittany Bursa e Amanda Hudisnky têm conduzido um trabalho semelhante.

Nesta edição do evento, a comissão organizadora do evento convidou duas professoras participantes do Programa Fulbright CAPES a apresentarem um painel sobre os impactos da atuação dos ETAs no desenvolvimento dos estudantes. A professora Karina integrou o painel intitulado "The Impact of ETA Collaboration in Brazilian Universities"  e apresentou um storytelling sobre o desenvolvimento do projeto “Potenciais do intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos na formação de professores de Língua Inglesa no IFB”. O projeto, que orienta as ações dos ETAs no curso de Letras-Inglês do IFB Riacho Fundo, é de autoria das professoras Karina Mendes Nunes Viana e Isabella Santos Mundim.

De acordo com a professora Karina, o objetivo da apresentação foi valorizar as contribuições dos ETAs na formação dos futuros professores de inglês. Conforme relatos de estudantes e de professores do curso, as interações com falantes nativos têm sido essencial para que os futuros professores se sintam confiantes quanto à abordagem de aspectos linguísticos e culturais da língua-alvo. Além disso, “a criatividade e o engajamento dos jovens ETAs têm atraído cada vez mais a comunidade acadêmica do IFB a experienciar a Língua Inglesa”, relatou a docente. Karina Mendes destaca que, dentre as instituições selecionadas, o IFB é o único instituto federal contemplado no país. “Isto é motivo de muito orgulho para o curso de Letras-Inglês da nossa instituição”, afirmou.