Página inicial > Riacho Fundo > Campus Riacho Fundo realiza cerimônia para premiar melhores esquetes teatrais em inglês

Criado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 11h28 | Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 11h28 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 13h40 | Acessos: 1865

Na noite da última quinta-feira (24), cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia para premiar os melhores esquetes teatrais em inglês desenvolvidos por estudantes das terceiras séries dos cursos de Cozinha e Hospedagem do Ensino Médio Integrado do Campus Riacho Fundo. A primeira edição do The Koalas (Krown of Active Language Awards) é um dos resultados de um projeto conduzido pelo professor Newton Vieira Lima Neto, docente da área de língua inglesa da unidade. O evento premiou os melhores esquetes teatrais produzidos ao longo do primeiro semestre de 2019 e contou com alunos, ex-alunos, professores, técnicos e comunidade externa.

Na metodologia empregada pelo docente, o trabalho com a língua inglesa é desenvolvido por meio de oficinas teatrais que promovem a experimentação de diversos valores desejados à formação cidadã e profissional, tais como cooperação, trabalho em equipe e enfrentamento de problemas. Assim, o enfoque recai sobre a importância do agenciamento de cada estudante na construção de um produto significativo. “Muito mais do que elegância e charme desfilando no tapete vermelho, tivemos a oportunidade de testemunhar a superação de medos, limites, vergonhas, além da descoberta da autoestima e do valor de cada aluno. Quero me lembrar sempre deste evento espetacular, que me fez repensar minha vida profissional, minha responsabilidade como docente e a forma como utilizo meu tempo com alunos", afirmou Débora Rabello, professora da área de Biologia do campus que assistiu ao espetáculo.

A cerimônia foi integralmente conduzida em língua inglesa, tendo como apresentadores os estudantes das terceiras séries Luís Gustavo Trajano e Larissa Silva, além de diversos outros estudantes e professores que anunciaram os prêmios. “Muitos podem achar desafiador e até impossível conduzir uma cerimônia em inglês por duas horas no âmbito da educação básica. Antes de pensarmos nossos textos em língua inglesa, pensamos o corpo. Aí é que está uma das maiores chaves de nosso trabalho: partimos sempre daquilo que é universal, para então dar lugar à voz. Mesmo não entendendo todas as palavras, as famílias também conseguem acompanhar os esquetes teatrais com tranquilidade. Além disso, sempre envolvemos estudantes do Curso de licenciatura em Letras-Inglês da unidade, cuja participação neste ano foi fundamental”, comentou o professor Newton.

O docente informou que o trabalho continua até o fim do ano letivo e que, em dezembro, três novas peças teatrais em inglês serão exibidas no auditório do campus. Os resultados da premiação podem ser conferidos abaixo:

Melhor Figurino – “Karma Comes” e “Divorce”

Melhor Ocupação do Espaço – “A Broken Castle”

Melhor Roteiro – “An Unexpected Client”

Melhor Momento – Dança do Walter na balada, “The Snobbish”

Melhor Ator – Gabriel Barth, “An Unexpected Client”

Melhor Atriz – Flávia Gomes, “My Chanel, no!”

Melhor Esquete – "The Signal"