Página inicial > Riacho Fundo > Campus Riacho Fundo recebe exibições do projeto Cinema em Movimento

Campus Riacho Fundo recebe exibições do projeto Cinema em Movimento

Criado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 09h06 | Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 09h06 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 17h40 | Acessos: 616

O projeto Cinema em Movimento chega a Brasília nos 17 e 18 de dezembro, no auditório do Campus Riacho Fundo. O campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) está recebendo o evento, que aborda questões relacionadas a justiça e oportunidades iguais para homens e mulheres, assuntos atuais que podem ser resumidos no termo Equidade de Gênero.

Esse é o tema presente nos três filmes do Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que será realizado em novembro e dezembro em universidades e salas de aulas do ensino médio de todo o país. Os responsáveis pela produção do circuito em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal são 27 universitários selecionados e capacitados pela produtora carioca MPC Filmes.

No Distrito Federal, o agente mobilizador da mostra é o estudante de Comunicação Social — Jornalismo, Bruno Silva.  No IFB, o projeto tem início às 9h do dia 17/12 com o filme “Repense o Elogio”.  Já no dia 18/12, haverá duas sessões, sendo uma às 9h com “O Silêncio dos Homens” e outra às 14h com o filme “Lute como uma menina”.  Todas as sessões são abertas ao público, gratuitas e seguidas de debates.

Não é necessário fazer inscrição para assistir aos filmes, e todos os participantes terão direito a certificado de participação.

Confira abaixo a programação:

Data: 17/12/2019

Local: Auditório Campus Riacho Fundo (Sala de cinema)

Filme: "Repense o Elogio"

De Estela Renner

Brasil, 2017, 48 minutos, livre

Sinopse: Repense o Elogio é um documentário que propõe a reflexão sobre a maneira como as crianças são elogiadas. Quando meninas, são lindas, princesas e delicadas; meninos, são fortes, inteligentes e corajosos. Até que ponto esses adjetivos aprisionam o verdadeiro ser de cada um? Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura, que trouxeram esse desequilíbrio tão profundo na forma que elogiamos meninas e meninos.

Data: 18/12/2019

Local: Auditório Campus Riacho Fundo (Sala de cinema)

Filme: "O Silêncio dos Homens"

De Ian Leite e Luíza de Castro

Brasil, 2019, 60 minutos, livre

Sinopse: Esse filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de Informações Sociais (CIS) da USP.

Data: 18/12/2019

Local: Auditório Campus Riacho Fundo (Sala de cinema)

Filme: "Lute Como Uma Menina"

De Flávio Colombini e Beatriz Alonso

Brasil, 2016, 76 minutos, livre

Sinopse: A incrível história das meninas adolescentes que ocuparam escolas e protestaram nas ruas contra o projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo. Elas enfrentaram figuras de autoridade e a brutalidade policial para lutar por uma educação pública de qualidade e impedir que suas escolas fechassem.