Página inicial > Riacho Fundo > Recepção Discente do Curso superior de Letras – Língua Inglesa 2020

Recepção Discente do Curso superior de Letras – Língua Inglesa 2020

Criado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 08h33 | Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 08h33 | Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 08h35 | Acessos: 996
imagem sem descrição.

Professores e discentes do Instituto Federal de Brasília - IFB/Campus Riacho Fundo se reuniram nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro para receber os calouros e estudantes do curso superior de Letras – Língua Inglesa e dar início ao ano letivo.

A recepção contou com participações especiais como a de Sumaya Dounis com a palestra “Comunicação Não Violenta”, troca de experiências de estudantes participantes de projetos como PIBIC, PIBID e Residência Pedagógica, dentre outros; e de egressos do curso de Letras falando sobre os aprendizados no curso e o mundo do trabalho. Além de todos os dias receber uma atração musical realizada por grupos formados por estudantes do curso.

Na quarta-feira,12, a recepção iniciou-se com a apresentação das atividades e do curso do Letras pela coordenadora Karina Mendes, além de um vídeo com a equipe de professores que atuam no curso e das English Teaching Assistants (ETAS) professoras assistentes estrangeiras que atuaram no campus no ano de 2019 e as novas assistentes que estarão auxiliando nas atividades no decorrer do ano.

Também houve a participação da coordenadora Samanta Gonçalves falando sobre o Registro Acadêmico e da técnica Maura Soares, que falou sobre as ações da Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE). Após esses momentos de fala, todos puderam desfrutar de um lanche coletivo, oferecido pelos estudantes e professores envolvidos com a recepção, e da atração musical do dia, a banda Ébrio, do aluno do terceiro semestre Nathan Simões.

E para encerrar o primeiro dia de recepção a estudante Maria Luisa do terceiro semestre do curso superior em Letras – Língua Inglesa fez uma fala explicativa sobre o Portal do Estudante para os calouros se ambientarem com o portal do IFB.

Já na quinta-feira, 13, a professora Mara Castilho abriu a recepção com uma contextualização dos projetos de pesquisa e extensão da unidade e, logo após, o corpo docente de Letras se apresentou e falou de suas respectivas linhas de pesquisa e projetos. Durante o intervalo, houve a atração musical com a banda Quinto Som formado pelos estudantes do curso Amanda, Marcos, Thalita e o professor Roberto. E encerrou-se o dia com a palestra sobre “Comunicação não violenta” que despertou o interesse de muitos alunos sobre a temática.

O último dia de recepção, sexta-feira, 14, foi mais voltado para os relatos pessoais dos estudantes de Letras, com a participação dos estudantes que participaram do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), PIBID ( Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), Residência Pedagógica, Programa English Access e também participantes das Workshops realizadas pelas ETAs (English Teaching Assistants) de 2019, e também houve a fala dos egressos do curso de Letras Maria do Socorro e Ana Julia com a mediação da professora Marcela Magalhães.

Ao fim das falas a estudante do terceiro semestre Rebeca Dâmaris e as monitoras Micaelly e Jaqueline fizeram uma apresentação musical lindíssima. E por fim houve uma atividade especial para os calouros mediados pelas monitoras da recepção onde eles puderam se apresentar e se informarem com os veteranos sobre o curso de Letras – Língua Inglesa e entender sobre a vivência no campus Riacho Fundo e como funciona o Instituto Federal.