II Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado começa dia 11
A segunda edição da Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado se aproxima, apesar das restrições impostas devido à pandemia do novo coronavírus. O evento, que será realizado pelo Campus Riacho Fundo do IFB entre os dias 11 de agosto e 11 de setembro, é totalmente gratuito e aberto ao público. Entre as atividades, a jornada contará com a palestra magna, aulas-show, webnário, concurso de receitas e mostras fotográficas.
“Tendo em vista o contexto da pandemia, a jornada foi totalmente adaptada ao ambiente virtual e será transmitida pelo canal IFBTV, no YouTube. Com a internet, nosso evento ganha outra dimensão”, destaca a professora de gastronomia do IFB e uma das coordenadoras e idealizadoras do evento Ana Paula Jacques.
A jornada conta ainda com a coordenação dos professores de Geografia Edilene Américo Silva e José Vandério Cerqueira Pinto, ambos do IFB.
Programe-se na TV IFB
Terça-feira (11/08), às 17h: Abertura + Palestra Magna “Paradigmas do desenvolvimento no Cerrado”, com o professor da Universidade Federal do ABC Arilson Favareto.
Quinta-feira (13/08), às 17h: Aula-show “Desvendando ingredientes brasileiros na coquetelaria”, com o chef de bar do Balaio IMS (SP), Rafael Welbert.
Terça-feira (18/08), às 17h: Aula-show com a chef e proprietária do restaurante Casa de Ieda (SP), Ieda de Matos.
Terça-feira (25/08), às 17h: Aula-show com o Professor de Culinary Arts do Culinary Institute of America (CIA at Greystone) e autor do livro The Brazil Project, Almir da Fonseca.
Terça-feira (01/09), às 17h: Aula-show com o chef e proprietário do restaurante Conca Cozinha Original (DF), Diego Badra.
Quarta-feira (09/09) • às 17h: Webnário “Bioeconomia e agregação de valor às cadeias produtivas agrícolas”, com o Diretor-Chefe da Unidade Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, e o Professor Sênior do Programa de Ciência Ambiental do IEE/USP, Ricardo Abramovay. • às 18h30: Webnário “Desafios e oportunidades para os produtos da sociobiodiversiade do Cerrado”, com a administradora e gestora da COPABASE (Arinos/MG), Dionete Barbosa, e a ecóloga, mestre em Ecologia pela UnB e coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga no ISPN, Isabel Figueiredo.
Todas as transmissões serão veiculadas de forma aberta pelo canal da TV IFB. Basta apenas acessar e inscrever-se aqui no canal.
1º Concurso de Receitas do Cerrado
Durante a programação, também será realizado o 1º Concurso de Receitas do Cerrado, com período de inscrições entre os dias 11 e 25 de agosto. O concurso, de caráter cultural e recreativo, visa incentivar cozinheiros amadores e profissionais no uso de especiarias do Cerrado, gerando a valorização dos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado na gastronomia. Uma condição para participar do concurso é utilizar-se do "Baru" – espécie nativa do Cerrado – como item obrigatório na receita.
O resultado final do concurso será no dia 11 de setembro, data alusiva ao Dia do Cerrado. Para os vencedores de cada categoria, a premiação inclui kit com produtos da Central do Cerrado e o livro "Frutos do Cerrado: 100 e espécies atrativas para o Homo sapiens", do biólogo Marcelo Kuhlmann.
Para participar, confira o edital aqui . Já o formulário para inscrições estará disponível apenas a partir do dia 11 de agosto no site do evento.
O Dia do Cerrado
Instituído por Decreto presidencial em 2003, no dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, uma data simbólica para reforçar a importância do bioma para a manutenção do equilíbrio ecológico e da vida humana na terra. Assim, a II Jornada do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado encerra a programação no dia 11 de setembro, em comemoração à data, somando-se a outras inúmeras homenagens ao segundo maior bioma brasileiro.
Acompanhe informações detalhadas sobre o evento em https://saboresesaberesdocerrado.com.
Redes Sociais