Página inicial > Riacho Fundo > Dissertação de professor do IFB vence Prêmio Brasília 60 Anos

Dissertação de professor do IFB vence Prêmio Brasília 60 Anos

Criado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 13h43 | Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 13h43 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 13h43 | Acessos: 921

A dissertação de mestrado “Brasília, sua gente, seus sotaques: difusão candanga e focalização brasiliense na capital federal”, de autoria do professor do IFB Campus Riacho Fundo Newton Vieira Lima Neto, foi a vencedora do Prêmio Brasília 60 Anos, outorgado pela Universidade de Brasília. O autor será agraciado com certificado em cerimônia virtual de premiação no dia 21 de outubro.

O trabalho foi o escolhido entre quase outras trinta dissertações de diversas áreas do conhecimento que tenham se debruçado, nos últimos dois anos, sobre a Capital Federal ou o seu Entorno. Os critérios de premiação consideraram a originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação, e o valor agregado ao sistema educacional.

Tendo como tema central a história de Brasília narrada por brasilienses e os falares da capital federal, a dissertação teve grande repercussão midiática. O professor Newton e a sua orientadora, a Profª Dra. Rosineide Magalhães de Sousa, foram convidados para entrevistas e produção de reportagens sobre os 60 anos de Brasília em grandes veículos de comunicação, tais como a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a TV Justiça e a Rede Globo, nos programas DF1 e Jornal Nacional.

Neste momento, o trabalho está sendo transformado em livro, e a ideia é que seja submetido para publicação em 2021, com prefácio da Profª Dra. Stella Maris Bortoni-Ricardo – primeira pesquisadora da fala de Brasília, que participou da banca de defesa da dissertação – e da orientadora do trabalho, Profª Dra. Rosineide Magalhães. Ademais, o grupo de pesquisa SOLEDUC – Sociolinguística, Letramentos Múltiplos e Educação –, cadastrado no CNPq e coordenado pela Profª Rosineide, prepara o lançamento de um livro com diversos estudos sociolinguísticos contemporâneos, e um capítulo, resultado da dissertação, será contemplado na obra.

O trabalho contou com apoio do Instituto Federal de Brasília, que possibilitou o afastamento do Prof. Newton das atividades de docente por um ano.

A dissertação de mestrado pode ser acessada aqui.

O resultado final da premiação pode ser conferido aqui.