Página inicial > Riacho Fundo > Estudante de Cozinha participa de Pátio Virtual "Novembro Negro" do CEF 214 Sul

Estudante de Cozinha participa de Pátio Virtual "Novembro Negro" do CEF 214 Sul

Criado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h03 | Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h03 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h31 | Acessos: 520

A estudante do curso integrado Técnico em Cozinha do Campus Riacho Fundo Marcelle Cardoso participou da abertura do “Novembro Negro”, realizado pelo Centro de Ensino Fundamental 214 Sul na terça-feira, 03/11. O evento, direcionado a estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, contou também com docentes da unidade escolar João Almeida e Celina Silva e da Universidade de Brasília Janaína Soares para uma roda de conversa virtual sobre suas experiências e significado da “Consciência Negra”.

A partir das diferentes vivências em relação à negritude dos participantes, os estudantes do ensino fundamental puderam debater temas relativos à importância do Dia da Consciência Negra como símbolo de resistência e empoderamento a partir dos depoimentos dos participantes.

Esses depoimentos fomentaram o debate sobre cotas raciais, aceitação, racismo estrutural, resistência às formas de escravização e muito mais. Em sua fala, Marcelle destacou o papel da educação e de docentes do IFB, como o Prof. Luan do Carmo, para seu reconhecimento e compreensão de seu direito as cotas.

A professora de Arte do CEF 214 Sul, Elisandra Cardoso, ressaltou: “A participação de Marcelle Cardoso na abertura do "Novembro negro", em nosso Pátio Virtual, foi muito importante e emocionante. Marcele trouxe sua trajetória de vida e suas memórias ao falar sobre seu processo gradativo de identificação como pessoa negra, influenciando a percepção de muitos de nossos alunos que certamente se sentiram representados e puderam refletir sobre suas próprias vivências e projetar seus sonhos. Sua fala segura e contextualizada trouxe a perseverança para se almejar ocupar todos os espaços, lutando pelos direitos que os permita seguir o caminho desejado”.

Atividades como essa demonstram o compromisso social que o IFB tem assumido frente às pautas das desigualdades que estão arraigadas no contexto social brasileiro. Os cursos na modalidade técnico-integrada proporcionados pela instituição, atendendo à formação para o mundo do trabalho, precisam estar conectados com tais demandas, de modo a favorecer uma leitura ampliada e coerente do mundo por parte dos discentes.