Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Estudante de Cozinha participa de Pátio Virtual "Novembro Negro" do CEF 214 Sul
Início do conteúdo da página

Estudante de Cozinha participa de Pátio Virtual "Novembro Negro" do CEF 214 Sul

Criado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h03 | Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h03 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h31 | Acessos: 539

A estudante do curso integrado Técnico em Cozinha do Campus Riacho Fundo Marcelle Cardoso participou da abertura do “Novembro Negro”, realizado pelo Centro de Ensino Fundamental 214 Sul na terça-feira, 03/11. O evento, direcionado a estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, contou também com docentes da unidade escolar João Almeida e Celina Silva e da Universidade de Brasília Janaína Soares para uma roda de conversa virtual sobre suas experiências e significado da “Consciência Negra”.

A partir das diferentes vivências em relação à negritude dos participantes, os estudantes do ensino fundamental puderam debater temas relativos à importância do Dia da Consciência Negra como símbolo de resistência e empoderamento a partir dos depoimentos dos participantes.

Esses depoimentos fomentaram o debate sobre cotas raciais, aceitação, racismo estrutural, resistência às formas de escravização e muito mais. Em sua fala, Marcelle destacou o papel da educação e de docentes do IFB, como o Prof. Luan do Carmo, para seu reconhecimento e compreensão de seu direito as cotas.

A professora de Arte do CEF 214 Sul, Elisandra Cardoso, ressaltou: “A participação de Marcelle Cardoso na abertura do "Novembro negro", em nosso Pátio Virtual, foi muito importante e emocionante. Marcele trouxe sua trajetória de vida e suas memórias ao falar sobre seu processo gradativo de identificação como pessoa negra, influenciando a percepção de muitos de nossos alunos que certamente se sentiram representados e puderam refletir sobre suas próprias vivências e projetar seus sonhos. Sua fala segura e contextualizada trouxe a perseverança para se almejar ocupar todos os espaços, lutando pelos direitos que os permita seguir o caminho desejado”.

Atividades como essa demonstram o compromisso social que o IFB tem assumido frente às pautas das desigualdades que estão arraigadas no contexto social brasileiro. Os cursos na modalidade técnico-integrada proporcionados pela instituição, atendendo à formação para o mundo do trabalho, precisam estar conectados com tais demandas, de modo a favorecer uma leitura ampliada e coerente do mundo por parte dos discentes. 

Fim do conteúdo da página