IFB e Ministério do Turismo promovem oficina on-line sobre Turismo Gastronômico no Brasil
O Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Ministério do Turismo (MTUR) promovem, entre 24 e 28 de maio, a oficina on-line “Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil”. A iniciativa inédita está inserida no âmbito do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (IFB/MTUR) e tem como objetivo reunir insumos para o Plano de Ação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico.
Segundo a coordenadora do projeto, Ana Paula Jacques, foram convidados especialistas em turismo e gastronomia das cinco macrorregiões brasileiras. Ana Paula destaca ainda que os especialistas participarão de Grupos de Trabalhos (GTs) com o objetivo de compartilharem suas opiniões e impressões sobre o turismo gastronômico no Brasil e nas macrorregiões e, ao mesmo tempo, elencarem oportunidades e iniciativas que possam figurar nas estratégias de promoção dos destinos ou na proposição e elaboração de políticas públicas.
Embora as atividades dos GTs sejam restritas aos especialistas convidados, a Abertura Oficial será transmitida ao vivo pela TV IFB no dia 24 de maio (segunda-feira), das 9h30 às 11h, e poderá ser acompanhada pelo público em geral. Além das palavras de boas-vindas do Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e demais integrantes da equipe do Ministério e, também, do IFB, a programação contará com duas experiências inspiradoras no Brasil e em Portugal. A primeira será “uma viagem pelos ecossistemas portugueses a partir de projetos e festivais gastronômicos” com o português Nuno Nobre. Na sequência, o chef Paulo Machado compartilha o case do “Brasil Food Safaris”, vencedor da categoria Melhor Atração do Patrimônio Cultural no WTM Latin America 2021.
O Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Willian França, ressalta que os resultados da oficina serão uma excelente oportunidade para identificar as prioridades e definir diretrizes para o Plano de Ação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico do Ministério do Turismo. Já a Diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Facuri, reforça que o turismo gastronômico é uma das prioridades do Ministério e que diversas iniciativas para fortalecer esse segmento já estão em curso, entre elas a Oficina que decorre do projeto com o IFB.
Nas palavras da coordenadora do projeto, “estamos cientes do potencial existente em nosso país e dos anseios da cadeia produtiva da gastronomia e do trade turístico em geral e, por essa razão, queremos formar uma rede de colaboração contínua ao longo do projeto", destaca Ana Paula Jacques.
Por fim, a reitora do IFB, Luciana Massukado, atesta a importância do projeto de pesquisa realizado em parceria com o Ministério do Turismo, pois “a gastronomia integra a oferta formativa do IFB e existem dois campi dedicados ao eixo tecnológico “Turismo, Hospitalidade e Lazer”; além disso, a excelência educacional do IFB é baseada na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Ao mesmo tempo, conclui a Reitora, o turismo gastronômico pode ser um indutor do desenvolvimento sustentável em nosso país neste momento ainda desafiador.
Serviço
Oficina on-line Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil
Abertura Oficial - 24 de maio de 2021 (segunda-feira)
Horário: das 9h30 às 11h
Plataforma: transmissão ao vivo pela TV IFB no YouTube
9h30 às 10h
Boas-vindas
- Gilson Machado Neto - Ministro do Turismo
- Willian França Cordeiro - Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade (MTUR)
- Luciana Miyoko Massukado - Reitora do IFB
- Nicole Facuri - Diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva (MTUR)
- Richard Alves - Consultor do Programa Nacional de Turismo Gastronômico (MTUR/Unesco)
- Ana Paula Jacques - Professora de Gastronomia do IFB e Coordenadora do Projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (IFB/MTUR)
10h às 10h45
Experiências inspiradoras: Brasil e Portugal
• Uma viagem pelos ecossistemas portugueses a partir de projetos e festivais gastronômicos
Convidado: Nuno Nobre
Diretor da Pós-Graduação em Turismo Gastronômico e Pós-Graduação em Cozinha Avançada da Universidade Lusófona de Lisboa, idealizador e curador de projetos como o Go Foodies, Festival Internacional Ouriço-do-Mar, À Mesa com as Aldeias do Xisto, entre outros.
• Brasil Food Safaris
Convidado: Chef Paulo Machado
Mestre em Hospitalidade, pesquisador e chef-proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado. Autor do livro "Cozinha Pantaneira, Comitiva de Sabores" e idealizador do projeto Brasil Food Safaris, medalha de ouro na categoria de Melhor Atração do Patrimônio Cultural no WTM Latin America 2021.
10h45 às 11h - Encerramento (programação da semana).
*as atividades dos GTs são restritas aos especialistas convidados
Redes Sociais