Página inicial > Riacho Fundo > IFB e Ministério do Turismo lançam curso de Turismo Gastronômico para gestores da área

Criado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 13h20 | Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 13h20 | Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 10h53 | Acessos: 1454

O Instituto Federal de Brasília  e o Ministério do Turismo promovem,  no dia 18 de novembro, o lançamento do curso a distância de Turismo Gastronômico para Gestores de Turismo.  A iniciativa também é resultado de uma parceria  com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A aula inaugural poderá ser acompanhada por meio do canal do Ministério do Turismo, no YouTube, a partir das 9h30.

Participam da transmissão on-line Sandra Carvão, chefe de Informações de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (OMT); Gonçalo Fernandes, vice-reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); e Luciana Massukado, reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), além do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que falará na abertura do evento.

As inscrições para concorrer a uma das 300 vagas ofertadas estão abertas até o dia 19 de novembro. São 150 vagas para ampla concorrência e 150 para candidatos indicados pelo Ministério do Turismo e pela universidade. O interessado em concorrer a uma das vagas de ampla concorrência CLIQUE AQUI. Já as inscrições para indicados podem ser feitas AQUI.

O curso tem início, efetivamente, no dia 14 de dezembro e segue até 14 de fevereiro do próximo ano. Os alunos que concluírem a qualificação receberão certificado com a chancela do IFB e da UTAD, viabilizada por meio do Acordo de Cooperação Internacional firmado entre as duas instituições.

TURISMO GASTRONÔMICO – Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no planeta. No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao país. Oito em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional).

De forma a impulsionar o turismo gastronômico, em 2020, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Brasil (IFB) firmaram um acordo para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O Ministério do Turismo também contratou, em parceria com a Unesco, uma consultoria para apoiar a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país.

Com informações do Ministério do Turismo.