Página inicial > Riacho Fundo > Pesquisas do curso de Licenciatura em Geografia recebem indicações em Congresso do DF

Criado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 15h04 | Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 15h04 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 15h04 | Acessos: 600

As pesquisas apresentadas pelo grupo de Pesquisa Geografia, Território, Educação e Cerrado (GEOTECER) do curso de Geografia do IFB Campus Riacho Fundo receberam indicação ao Prêmio Destaque e Menção Honrosa no 27º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e 18º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, durante a Semana Universitária da UnB, ocorrida nos dias 27/09 e 01/10/2021, cujo tema foi “100 anos de Paulo Freire”.

A cerimônia de premiação será realizada em plataforma virtual e transmitida pelos Canais do Youtube das TVs das instituições organizadoras do Congresso, na segunda-feira, 06/12/21, às 15h.

1º Projeto Indicado ao Prêmio Destaque – PIBIC, na Grande Área “Artes e Humanidades”

“Cartografias da Contaminação: Mapeamento e Difusão da Pandemia COVID-19 no Distrito Federal” é orientado pelo professor Dr. José Vandério Cirqueira e desenvolvido pelo bolsista Wallace Vitor Leão Feitosa. A pesquisa é apoiada pela FAP/DF.

O objetivo dessa pesquisa foi levantar dados e construir metodologia científica de pesquisa geográfica para mapeamento da difusão da covid-19 no Distrito Federal. A pesquisa revelou, com a cartografia do fenômeno neste território, um corredor de contaminação no DF, mensurando os espaços vulneráveis de contaminação e a reprodução espacial do vírus, via corredores de transporte, mobilidade intraurbana e intrametropolitana, mobilidade do trabalho, escola e lazer. Ou seja, apontou estratégias de combate da contaminação se usadas a linguagem geográfica, sendo mais uma ferramenta científica de contenção da crise. Por sua vez, o poder público não aderiu a essa linguagem e capacidade técnica, reproduzindo desigualdade vacinal e contaminação seletiva, segregacionista, atingindo com maior dano e letalidade pessoas pretas, pardas, trabalhadoras que vivem em espaço periféricos (opacos), sendo menor o impacto nos espaços privilegiados (luminosos). A conclusão é que se desenvolveu o "corredor da contaminação" e os "espaços da morte".

Nessa categoria de Prêmio foram indicados três projetos do IFB.

2º Projeto que receberá à Menção Honrosa – PIBIC na Grande Área “Artes e Humanidades”

“Trajetória socioespacial da Colônia Agrícola Kanegae, Riacho Fundo/DF: as antigas funcionalidades intrarural (de 1957 a 1997)” é orientado pela professora Dra. Edilene Américo Silva e desenvolvida pela bolsista Lívia Maria Viana Farias. A pesquisa é apoiada pelo CNPq.

O objetivo dessa pesquisa foi investigar a trajetória socioespacial da Colônia Agrícola Kanegae pelo processo de análise das dimensões temporal e espacial identificando os elementos e episódios significativos e os atores sociais envolvidos que contribuíram na sua estruturação e reestruturação passada, entre os anos de 1957 a 1997. A conclusão é que a periodização espaço-temporal evidenciou as metamorfoses ocorridas neste núcleo rural. O espaço foi estruturado e consolidado ao desempenho da função agrícola familiar através do trabalho desenvolvido pelas famílias de descendência japonesa e os alimentos produzidos foram essenciais ao abastecimento alimentar de parte da população da capital federal, então em estabelecimento.

A relevância dessa pesquisa reside nos seguintes aspectos: cartografar o limite da Colônia Agrícola Familiar; fazer o registro histórico da Colônia Agrícola Kanegae; e realizar a sistematização e publicação científica dessa trajetória socioespacial.

Nessa categoria de menção foram indicados quatro projetos do IFB.