Projeto do IFB Campus Riacho Fundo incentiva a curiosidade e criatividade dos estudantes
Nem as férias escolares conseguem parar a mente inquieta dos alunos criativos. Os estudantes curiosos do IFB Campus Riacho Fundo se reuniram em um projeto de ensino para aprender e entender as ferramentas digitais. O projeto “Ferramentas Digitais para Alunos Curiosos”, ministrado pela professora de Sociologia Isabella Goellner envolve muita criatividade e curiosidade, tanto por parte dos estudantes, quanto da mentora do programa.
Como tudo começou
A história do projeto começa antes do que se pode imaginar. Com apenas 12 anos, Isabella já editava vídeos, apresentações de slides, criava blogs e desmontava seu computador. Ao longo da sua vida, a professora aprendeu a mexer em diversas ferramentas sozinha. Ao orientar o grupo de Projeto Integrador-PIN, uma aluna chamou atenção por ter aprendido a mexer sozinha em uma ferramenta de alto nível para fazer uma maquete de um food truck sustentável. “Vi muito de mim na jovem e percebi que com o direcionamento correto da criatividade os alunos podem ir até a lua”, conta.
Em abril de 2021, o projeto tomou vida após ela perceber que, com o direcionamento correto, os estudantes podem ir muito longe.
O objetivo do projeto é aprimorar o lado criativo dos alunos, conhecer ferramentas digitais e, ao mesmo tempo, gerar trabalhos com valor para a comunidade. Todas as sextas-feiras, o grupo de 15 estudantes do Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos em Cozinha e em Hospedagem se reúnem remotamente para desenvolver atividades criativas em ferramentas digitais.
Aí fica a pergunta: mas o que é uma ferramenta digital? As ferramentas digitais são quaisquer aplicativos, programas, plataformas ou até redes sociais que podem ser usados para produzir trabalhos úteis e criativos. Alguns exemplos são: Canva, Word, Excel, Classroom, YouTube e Instagram.
Isabella Goellner explica que, nos primeiros meses do projeto, foi planejada uma sequência de atividades e aulas, mas a curiosidade e a criatividade dos estudantes foram além do que ela poderia imaginar. “Quando nos reunimos, fazemos planos, oficinas de Excel, Canva, Word, como fazer um site, a montagem de um bom currículo, trabalhos para o próprio IFB, oficina de e-book e sempre ajudamos nos trabalhos dos alunos”, conta.
O projeto está marcando presença no Instituto Federal de Brasília. Ainda em 2021, o grupo participou da criação de e-books (livros digitais) de estudantes e professores do IFB. O primeiro que eles trabalharam foi o Limão Limonada, da professora de Gastronomia do IFB Juliana Andrade Rocha Gonçalves. “Ela nos pediu ajuda para fazer o e-book; logo fiz uma oficina com os estudantes do EMI e do ensino superior que estavam no projeto. E em uma chamada de vídeo, ensinei como fazer. Fiz a capa e alguns exemplos de diagramação, e os alunos editaram juntamente”, relata.
Além do e-book Limão Limonada, eles também participaram na produção e criação da capa do livro digital da Marcela R. Santos sobre Flores Comestíveis. Já o terceiro trabalho em conjunto foi a criação e diagramação do livro digital sobre os restaurantes típicos. “Agora vamos fazer mais e-books. Especificamente, um livro de receita do IFB, com receitas das famílias dos nossos estudantes”, comenta.
Com a produção generosa por parte dos estudantes, surgiu a necessidade da criação do site das Ferramentas Digitais para Alunos Curiosos (FDAC). Nele, é possível encontrar informações dos participantes do projeto, trabalhos já feitos e o que vem aí nos próximos momentos de criatividade. Para conhecer melhor, clique aqui.
Novos planos para 2022
Em 2022, o FDAC continua a todo vapor. O que a mentora espera é que, neste ano, possam se reunir presencialmente para criar no laboratório de informática. “Somos um grupo de criativos; logo, quem mais quiser se juntar será bem-vindo”, convida.
Para Isabella Goellner, o trabalho em equipe é essencial. Todas essas experiências como aprender a errar e acertar com criatividade vão transformar a jornada dos estudantes.
Ficou interessado em participar do projeto? Inscreva-se no formulário.
Redes Sociais