Página inicial > Riacho Fundo > Tertúlia Literária do IFB Campus Riacho Fundo realizará ciclo de leituras “Tragédias Gregas”

Criado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 07h36 | Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2022, 07h36 | Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2022, 11h58 | Acessos: 910

O Projeto de Ensino Tertúlia Literária do IFB Campus Riacho Fundo retoma suas atividades no primeiro semestre letivo de 2022. Coordenada pelo professor de Língua Portuguesa Alex Harlen, a Tertúlia Literária é um bate-papo sobre literatura. Emancipada de qualquer exigência escolar, a Tertúlia procura promover um contato com a literatura igualmente despojado e rigoroso.

Além das discussões de temas e aspectos inerentes aos textos, é possível conhecer mais da história da literatura e de área afins, sem perder de vista o vínculo das obras literárias com a experiência de vida dos leitores e com a realidade do mundo contemporâneo.

Nos encontros semanais, realizados por meio do Google Meet, os participantes experimentam um contato direto e profundo com textos literários de variados gêneros. A leitura é acompanhada por análises e discussões que procuram revelar a riqueza potencial dos textos literários.

CICLO DE LEITURAS: TRAGÉDIAS GREGAS

A partir do dia 29 de abril de 2022, terá início a nova edição da Tertúlia Literária, com o ciclo de leituras “Tragédias Gregas”. Seis peças trágicas serão lidas e estudadas sob a ótica de suas características literárias e à luz dos dramas humanos mais gerais que comunicam:

• Prometeu Acorrentado (Ésquilo)
  • Héracles (Eurípedes)
  • Antígona (Sófocles)
  • Oresteia (Ésquilo), trilogia formada pelas peças Agamémnon, Coéforas, Euménides

Para participar da Tertúlia Literária do IFB Campus Riacho Fundo, é simples: acesse nossa Sala do Google Classroom e receba as orientações.

EDIÇÕES ANTERIORES

Tendo estreado no primeiro semestre letivo de 2021, o projeto de ensino já realizou três ciclos de leituras. As gravações dos encontros dos ciclos de leituras estão disponíveis no Youtube:

Atualizado: Por conta do ponto facultativo do dia 22 de abril, a reunião inaugural desta edição da Tertúlia Literária foi reagendada para o dia 29 de abril de 2022.