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Experiência intercultural no IFB Campus Riacho Fundo

Criado: Terça, 17 de Mai de 2022, 14h58 | Publicado: Terça, 17 de Mai de 2022, 14h58 | Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2022, 15h18 | Acessos: 535

O Instituto Federal de Brasília (IFB) valoriza a internacionalização como um dos meios de incentivo ao ensino. Com isso, desde o mês de abril, a estudante da Califórnia Jazmin Piche Cifuentes está cursando Letras-Inglês pelo Programa English Teaching Assistent, sediado este semestre no IFB Campus Riacho Fundo.  A nova estudante americana chegou no dia 4 de abril e permanecerá até o mês de dezembro com uma intensa programação.

Conhecido como Fulbright, o programa é uma parceria do IFB com a Embaixada dos Estados Unidos e conta com as seguintes atividades em curso: Conversation Club, Cultural and Linguistic Workshops, English Program Assignment. A experiência teve início em 2017, quando a professora e coordenadora do curso de Letras-Inglês do IFB Campus Riacho Fundo, Karina Mendes Nunes Viana, teve o projeto “Experiências de interculturalidade entre Brasil e Estados Unidos em um curso de formação de professores” aprovado na seleção. Atualmente o projeto que tem duração de dois anos, também está sendo coordenado pela professora Isabella Santos Mundim.

O English Teaching Assistent (ETA) propõe atividades de vivência, como atividades musicais e gastronômicas. Três vezes por semana, os ETAs realizam aulas de conversação com os alunos, para as quais selecionam um tema, discutido abertamente. Assim, os alunos podem tanto exercitar a língua como adquirir um pouco de aprendizado nativo e cultural dos norte-americanos. No primeiro ano, o aluno atua como assistente de ensino,  e no segundo ano, atua como tutor. Para alcançar a segunda etapa, os estudantes precisam ter português avançado, comprovado por meio de uma prova oral. 

"Nós nos sentimos como verdadeiros hostess (anfitriões) desses jovens, pois nós, professores e alunos, fazemos o possível para recebê-los bem. Ajudamos a conseguir moradia, ensinamos sobre o transporte público, sobre nossa alimentação, nosso idioma, nossos sistemas de saúde e educação, sobre como emitir documentos, entre outras necessidades cotidianas. Além disso, já pensou na riqueza que é conviver, ao longo da sua formação como professor de uma outra língua,  com pessoas que falam esse idioma como língua materna? E mais, poder ensinar e aprender  sobre a sua língua e a sua cultura? Os nossos estudantes aprendem a valorizar a interculturalidade desde a formação inicial. A nossa ideia é realmente promover essas trocas entre os nossos estudantes e os jovens norte-americanos que recebemos no nosso curso. É isso que nossos estudantes e nosso Colegiado têm experienciado no curso de Letras-Inglês do Riacho Fundo. Em 2018, convivemos com a dupla de jovens Regina Stronceck e MacReynolds; em 2019, com a dupla Britney Bursa e Amanda Stroncek; em 2020 e 2021, a convivência com a dupla Nawnora Manosca e Amada  Guapisaca precisou ser interrompida devido à pandemia covid-19. Mas agora em 2022, o projeto foi retomado e estamos convivendo com a jovem Jazmin Piche Cifuentes, da Califórnia, que, desde março deste ano, tem conduzido um trabalho brilhante, com clubes de conversação, workshops e outras atividades", contou a professora Karina. 

Nesta edição do programa, o Instituto Federal de Brasília pode receber apenas uma ETA em razão da pandemia. Os jovens selecionados aguardam para vir ao Brasil desde 2020. Com a demora, muitos desistiram. Assim, a Fulbright e a CAPES precisaram fazer uma realocação das duplas. A professora espera que nas próximas edições seja possível receber mais de um ETA. "Até porque nosso Colegiado está sempre aberto a interações com outros campi do IFB que tenham interesse em propor atividades interculturais", conta ela. 

Com a palavra a estudante Jazmin Piche Cifuentes,  Fulbright ETA para 2022

"Atualmente é meu segundo mês aqui no Brasil; então, experimentei bastante! Até agora explorei Águas Claras e Lago Norte de Brasília. Já vi muitos monumentos, como o Congresso Nacional, Lago do Paranoá, Catedral e Memorial dos Povos Indígenas. As muitas opções de comida me deixam feliz, porque sei que tudo o que eu acabar comprando ou fazendo será delicioso! Em particular, sou uma grande fã de água de coco, acarajé e coxinhas de frango e requeijão. Mal posso esperar para visitar mais museus, parques e restaurantes. Ensinar no IFB Letras tem sido um desafio gratificante. Fulbright precisou dividir os pares, então eu sou a única ETA no IFB. Às vezes é difícil pensar em tópicos que eu possa apresentar aos alunos que frequentam mais de um dos meus workshops, porque quero que cada workshop seja único. Farei o meu melhor para continuar criando conteúdo que fascina e ensina os alunos. Por exemplo, na segunda semana de maio, meus alunos e eu concluímos nossa primeira oficina de poesia. Todos fizeram perguntas, usaram sua criatividade e escreveram poemas maravilhosos. Foi incrível! Espero que mais alunos venham aprender e praticar suas habilidades em inglês. Minha aula de português on-line (na Rede Federal de Ensino) começou recentemente. Sou grata por ser individualizado porque sou capaz de concluir o trabalho no meu próprio tempo entre o ensino e o planejamento. Faço leituras, exercícios de gramática e tenho uma aula semanal de conversação on-line. Meu objetivo é me tornar fluente o suficiente em português para entender a fofoca no Metrô!"


English Teaching Assistants (ETAs) 

O programa English Teaching Assistants é uma parceria entre a Comissão Fulbright e a CAPES, com o objetivo de contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras-Língua Inglesa no Brasil. Os principais objetivos da iniciativa consistem em valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. 

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