IFB é nota 5 no Curso de Tecnologia em Gastronomia
O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Instituto Federal de Brasília obteve nota cinco — a nota máxima na avaliação do INEP.
Em visita ao IFB Campus Riacho Fundo, a comissão de avaliação do INEP realizou a terceira e última etapa da Avaliação de Reconhecimento do curso superior .
Avaliação e tour no campus
O IFB cumpriu a agenda proposta e apresentou, em um tour, os espaços do campus: a biblioteca, os cinco Laboratórios de Gastronomia, as salas de aula, os laboratórios de informática e os espaços comuns.
A comissão do INEP analisou três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. A equipe pôde verificar que o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IFB nasceu a partir de estudos e debates dedicados à análise dos contextos históricos do Distrito Federal e entorno.
O curso foi elaborado por professores do IFB, focados nas demandas local e regional, que atuam ou atuaram profissionalmente e somam experiências acadêmicas e profissionais.
Outro aspecto importante em destaque foi agregar pesquisas com outras instituições de ensino superior que ofertam cursos de gastronomia, além do relacionamento com empresas do setor e órgãos regulamentadores.
Corpo docente: da teoria à prática
Atualmente integram o curso no IFB 20 docentes — 40% doutores, 55% mestres e 5% especialistas, e 60% desses docentes têm mais do que 4 produções nos últimos 3 anos.
Entre 2019 e 2022 foram 25 alunos inscritos em projetos de iniciação científica, 14 alunos inscritos em projetos de extensão e 33 alunos participantes em programas de financiamento e de bolsas evidenciando a articulação da teoria com a prática e, entre os componentes curriculares no percurso de formação, a apresentação de elementos inovadores.
"O objetivo geral do curso é formar profissionais para atuar nas diversas áreas da gastronomia de forma ética e responsável", explicou a coordenadora e professora de Gastronomia do IFB, Daniela Leite.
Redes Sociais