Página inicial > Riacho Fundo > 1º Festival de Comida de Rua do IFB

1º Festival de Comida de Rua do IFB

Criado: Terça, 30 de Agosto de 2022, 07h00 | Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2022, 07h00 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2022, 07h32 | Acessos: 765

A 1ª edição do Festival de Comida de Rua do Instituto Federal de Brasília chega com oficinas totalmente gratuitas e vagas abertas para a comunidade em geral, profissionais de cozinha e merendeiras de escolas públicas. A programação inclui dois dias de atividades, 3 e 4 de setembro (sábado e domingo), das 9h às 15h, ministradas na cozinha da escola Centro de Ensino Fundamental 3 de Sobradinho, na quadra 6, pelo professor de gastronomia do Instituto Federal de Brasília Breno Oliveira.

"O intuito é que as oficinas sejam de formação para principalmente ser uma opção de complementação da renda familiar, fazendo com que os alunos tenham opção de venda desses produtos", explica o professor Breno.

OFICINA 01 – Dia 3 de setembro: Oficina de massas e molhos

Os preparos são práticos, versáteis e permitem uma infinidade de misturas e acompanhamentos, além de uso de poucos utensílios para se preparar essas comidas. O pastifício, ou ofício de quem faz massas, é um dos mais destacados no cenário, porque remete às mamas, remete à cozinha de casa, às cantinas e aos pratos feitos com amor e dedicação. Justamente o que será abordado nessa oficina: aprender a fazer massa de macarrão e seus processos; aprender a diferença entre molhos mães e molhos derivados; correlacionar as reações físico-químicas e o no que elas interferem no processo de cozinhar; entender as diferenças entre cocção de extração e cocção de concentração.

OFICINA 02 – Dia 4 de setembro: Oficina de bolos

Estudando a preferência de consumos dos Brasileiros, após refletir que a maioria das casas do nosso país consome algum tipo de panificado ou confeitado, descobriu-se que, de acordo com a Euromonitor, o Brasil é o 8º maior mercado de bolos industrializados em faturamento, e o 10º em quantidade de bolos vendidos. (SEBRAE, 2017).

Isso significa que as casas de bolos e tortas que vemos crescer aos montes pelo DF e pelo Brasil são justificáveis e rentáveis. O objetivo é reconhecer a diferença entre bolos regionais e bolos internacionais; aprender a massa amanteigada e suas variações; aprender as funções de cada ingrediente; aprender técnicas de produção e de armazenagem; aprender a realizar corretamente o congelamento de alimentos; ensinar a proporcionar os preparos e a fazer uma bela apresentação.

1º Festival Comida de Rua IFB

Das 9h às 15h

Local: Escola Centro de Ensino Fundamental 03 de Sobradinho, na quadra 06

Faça sua inscrição aqui

Todos os participantes receberão certificado do IFB.