Página inicial > Riacho Fundo > Chefs do cenário gastronômico do DF estarão na III Semana de Gastronomia do IFB

Chefs do cenário gastronômico do DF estarão na III Semana de Gastronomia do IFB

Criado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 11h00 | Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 11h00 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 11h23 | Acessos: 961
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília/ Campus Riacho Fundo, nos dias 12, 14, 15 e 16 de dezembro, abre as portas para a “III Semana da Gastronomia IFB”. Para compor o evento foram chamados grandes nomes do ramo gastronômico brasiliense, tais como Moema Machado, Luiz Trigo, Rafael Massayuki, Mariana Mesquita dentre outros atores do cenário gastronômico local. No intuito de demonstrar a variedade da área da gastronomia a programação pensada é diversa, com palestras sobre panificação artesanal, gastronomia hospitalar, food coaching além de oficinas de cozinha africana, confeitaria vegana, cervejas artesanais e métodos de cura, dentre outros temas.

Destaque ainda para as oportunidades nas oficinas de cozinha africana, rabanadas recheadas, doces veganos, café e cervejas artesanais, além da presença de profissionais renomados no mercado gastronômico brasiliense. Além da realização da ação social pelo projeto “Das merendas que sentimos saudades” que produz mensalmente uma média de 400 marmitas em ações pontuais no formato de cozinha solidária para alunos do ensino médio.

"A proposta tem por objetivo trazer o mundo do trabalho para dentro do campus no intuito de entrelaçar a relação entre academia profissionais do ramo para troca de experiências, focada na pluralidade que a gastronomia representa", explica o professor Rámon .

COMIDA AFETIVA: Projeto Merendas que sentimos Saudades

Além das palestras e oficinas, a Semana vai contar a apresentação do projeto “Das Merendas que Sentimos Saudade”, de autoria da professora Ana Tereza Portelada Bandeira, também do IFB Campus Riacho Fundo. Nos últimos seis meses, a professora unificou a produção em sala de aula com a prática profissional, desenvolvendo junto aos alunos das turmas do curso Técnico Subsequente em Gastronomia, produções de cozinha social - onde mensalmente são produzidas marmitas para alunos do ensino médio do próprio campus. Ao todo foram servidas 2500 unidades, onde todos os insumos foram obtidos por meio de doações.

Programe-se para a III Semana da Gastronomia IFB

Dia 12/12 (segunda-feira)
14h – Moema Machado - Panificação artesanal e fermentação natural
16h – Gianna Santos Rosa - Gastronomia hospitalar: como transformar ela de forma inclusiva
18h30 – Angélica Martins - Massa Choux
18h30 - Chidera Okeke - Rota dos Sabores - Gastronomia Africana e Afro-Brasileira

Dia 14/12 (quarta-feira)
14h – Victória Amador Reis - CHEF COACHING: o profissional da gastronomia na promoção de saúde
16h – Juliana Andrade Rocha – Cine Debate: Gastronomia e Fome
18h30– Elisangela Franco - Sucos Funcionais com sabor e saúde
18h30 – Ana Tereza Bandeira e Juliana Andrade Rocha - Gastronomia e literatura na prática: as receitas de Jorge Amado

15/12 (quinta-feira)
15h – Mariana Mesquita - Café de especialidade: o caminho até a xícara
18h30 – Cyntia Ashiuchi - Doces veganos - como substituir ingredientes basicos e criar novas receitas.
18h30 – Rafael Massayuki -  Métodos de cura e defumação de peixes

16/12 (sexta-feira)

18h30– Luiz Trigo – Papo de cozinha com o Chef Luiz Trigo
18h30– Thaty Moura - Rabanadas recheadas
18h30- Marcos de Paula e Pedro Capozzo – Cervejas Artesanais

Principais chefs convidados e confirmados
Chef Chidera Okeke do Simbaz (cozinha africana): Dia 12/12 (segunda-feira) às 18h30
Chef Luiz trigo do Le birosque e Grupo Rocks: Dia 16/12 (sexta-feira) às 18h30
Barista Mariana Mesquita: Dia 15/12 (quinta-feira) às 15h00

*As palestras serão realizadas no auditório do Campus Riacho Fundo e as oficinas acontecerão nos laboratórios especiais de gastronomia do campus. Todas as oficinas são abertas ao público, porém possuem vagas limitadas (todos os horários noturnos são para realização de oficinas).

III SEMANA DE GASTRONOMIA DO IFB
De 12 a 16 de dezembro de 2022
IFB Campus Riacho Fundo - Av. Cedro, AE 15, QS 16 – Riacho Fundo
As inscrições para o evento e para as oficinas são online - já estão abertas e são gratuitas, acesse em https://www.even3.com.br/iii-semana-da-gastronomia-ifb-301600
O evento é aberto à toda população do DF.