Projeto Mandioteca do IFB recebe Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022
O projeto Mandioteca - Cartografia das Farinhas de Mandioca do Brasil, realizado pelo IFB Campus Riacho Fundo em parceria externa com o Instituto Maniva e apoio do IFF Campus Cabo Frio, foi premiado com Menção Honrosa na Categoria Academia do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022.
A Mandioteca surgiu com o propósito de valorizar a diversidade de farinhas de mandioca e incentivar o uso gastronômico e sustentável desse ingrediente símbolo do Brasil, observando que cada farinha é única. "É com grande alegria que eu e toda equipe de pesquisadores da Mandioteca recebemos essa menção honrosa do prêmio Braztoa 2022. A mandioca é um dos alimentos mais identitários da cultura alimentar dos brasileiros. A farinha de mandioca é o ingrediente que acompanha o churrasco no Sul e o açaí no Norte. Por isso, o projeto Mandioteca surge com o objetivo de promover o uso gastronômico e turístico das farinhas de mandioca e valorizar esses territórios e comunidades produtoras." diz a professora de gastronomia do IFB e coordenadora do projeto, Ana Paula Jacques.
O projeto foi selecionado após criteriosa avaliação realizada pelos jurados do evento. Foram anunciadas ao público as 10 iniciativas vencedoras e outras três menções honrosas, escolhidas entre 31 finalistas de 14 Estados brasileiros e do Distrito Federal.
Para saber mais sobre o projeto e suas iniciativas, clique aqui.
Redes Sociais