Página inicial > Riacho Fundo > Estudantes realizam ação solidária no Abrigo Nosso Lar

Estudantes realizam ação solidária no Abrigo Nosso Lar

Criado: Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 10h19 | Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 10h19 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 10h19 | Acessos: 422

No próximo dia 27, vai acontecer uma atividade prática de Lazer Solidário desenvolvida por estudantes do primeiro ano do curso técnico de Cozinha do IFB Campus Riacho Fundo, da disciplina Fundamentos do Turismo, Hospitalidade e Lazer, ministrada pelo professor Sérgio Barbosa. O objetivo é desenvolver iniciativas a partir de atitudes solidárias e de empatia para com o próximo.

A ação vai ser realizada no período matutino, no Abrigo Nosso Lar, uma instituição histórica do Distrito Federal, com mais de 40 anos de atuação, localizada na Candangolândia e que fica próxima ao campus do IFB. De acordo com o professor, mais de 30 alunos vão participar da ação recreativa solidária.

“Os estudantes estão organizando oficinas de artesanato, de biscoito, contação de histórias infantis, além de brincadeiras como caça ao tesouro, gincana e bingo. Após as atividades, teremos ainda um momento de lanche para as crianças e adolescentes abrigados. Por meio de doações, conseguimos reunir roupas, kits infantis escolares e vamos levar também. Nosso objetivo é desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade e humanidade com o próximo ”, disse o docente.

Os que se interessarem em ajudar podem doar roupas, brinquedos, calçados, livros e materiais de higiene pessoal no campus até o dia 25 de janeiro. A doação é aberta à comunidade externa.

Pomar

Outra iniciativa dos alunos do campus que vem chamando atenção da comunidade é o plantio de um pomar no IFB Riacho Fundo. Proveniente dos cursos de Hospedagem e Cozinha, os estudantes que cursam a mesma disciplina de Fundamentos do Turismo, Hospitalidade e Lazer estão sendo orientados pelos professores Sergio Barbosa e Rogério Lustosa na perspectiva da sustentabilidade.

“São 70 alunos que plantaram mudas frutíferas diversificadas, conseguimos doações em viveiros públicos da cidade. A ideia é que cada aluno receba sua muda, plante e cuide de forma voluntária até o terceiro ano e depois repasse para os alunos calouros”, disse o professor.

Já foram plantados no pomar mudas de abacate, manga, jabuticaba, caju. O objetivo, segundo o professor orientador, é que o pomar enriqueça o ambiente e depois possa alimentar o campus. “ Importante destacar que a árvore que o aluno plantou vai ficar no campus, mesmo saindo do campus ele pode visitar o pomar e colher os frutos. A ideia é que o plantio seja anual e inicie nas turmas do primeiro ano, com alunos que possam cuidar até o terceiro ano e depois repasse a missão”, concluiu o docente.