Página inicial > Riacho Fundo > Estudantes do IFB Campus Riacho Fundo participam da Mostra Brasileira de Foguetes 2023

Criado: Terça, 23 de Mai de 2023, 11h42 | Publicado: Terça, 23 de Mai de 2023, 11h42 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2023, 11h42 | Acessos: 423
imagem sem descrição.

Nos dias 15, 16 e 17 de maio, ocorreu no IFB Campus Riacho Fundo a competição de lançamento de foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), um evento ligado à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Na ocasião, os alunos do 1º ano dos cursos médio integrados à Cozinha, à Hospedagem e os alunos que estão cursando dependência do componente curricular de matemática produziram, a partir de garrafas PET, foguetes que tinham como combustível o gás carbônico gerado a partir da reação entre vinagre e bicarbonato de sódio em qualquer proporção. Nesse evento, os alunos participantes têm como objetivo lançar esses foguetes na maior distância horizontal possível.

A atividade foi conduzida pelo prof. Thafarel Teixeira que contou com apoio de um grupo de residentes do programa de Residência Pedagógica - MAT/UnB. A professora Karla Field’s colaborou com o projeto produzindo material audiovisual em que explicou como a reação química ocorre no interior dos foguetes e quais quantidades de vinagre e bicarbonato de sódio poderiam ser usadas para conseguir um melhor desempenho nos lançamentos. Por se tratar de atividade que tem um potencial integrador interessante, a professora de física Jacira Lucas foi convidada a explicar um método para estimar a altura máxima que cada foguete pode alcançar.

O professor Thafarel passou ainda, com o objetivo de estimular a criatividade dos discentes, o desafio de decoração em que os alunos confeccionaram dois foguetes, um com tema livre e outro com temática relacionada à formação técnica de cada curso. O vencedor será escolhido por meio de votação de toda a comunidade do IFB Campus Riacho Fundo por meio de Formulário Eletrônico.

Em relação ao alcance horizontal máximo, a competição foi acirrada, pois houve cinco equipes com lançamentos superiores a 100 metros. A equipe vencedora atingiu a marca de 133 metros, apenas 3 metros à frente da segunda colocada. Perguntados sobre como foi a experiência no evento, os alunos da equipe vencedora, responderam:

“Foi uma experiência legal, juntar todo o grupo e fazer um trabalho em que a escola toda estava competindo para fazer o melhor. Foi algo bem único” (Arthur Victor).

“A competição foi muito legal e superou as minhas expectativas. Foi muito engraçado e eu gostei” (Gabriel Raimundo).

“Nossa experiência, do meu ponto de vista, foi muito legal porque eu nem imaginava que íamos conseguir superar os 100 metros e eu fiquei muito surpresa e também feliz” (Miftahul Khadija).

“No dia do lançamento fizemos um trabalho muito diferente e a experiência foi muito legal e divertida” (Victória Barreto).

“Achei interessante a experiência de fazer um foguete. Foi um pouco desafiador sua arquitetura, mas conseguimos fazer” (Pedro Antônio).

Os participantes aguardam agora para saber se serão premiados pela MOBFOG com alguma medalha re. O resultado será divulgado na data provável de 30 de junho de 2023.