Página inicial > Riacho Fundo > Programe-se para o Arraiá do IFB: comidas típicas produzidas pelo curso de Gastronomia

Criado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 15h20 | Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 15h20 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 15h24 | Acessos: 554
imagem sem descrição.

A população do Distrito Federal está convidada a participar de mais uma edição do "Arraiá do Instituto Federal de Brasília", no dia 8 de julho, das 17h às 23h, no IFB Campus Riacho Fundo. A tradicional festa terá como destaque, neste ano, a união de diferentes projetos pedagógicos nos eixos de Gastronomia, Turismo, Hospitalidade e Lazer. Será uma experiência única com delícias típicas das festas juninas, com resgate cultural e referências do Nordeste, organizado por estudantes do IFB. A cenografia, neste ano, contará com aplicações de bandeirolas, quadros com caricaturas e personagens caipiras – a festa do interior vai explorar elementos e cores, fazendo uso de  tecidos como a chita.

A iniciativa acontece em sua 7ª edição e faz parte de um projeto de extensão das disciplinas de "Cultura e História da Alimentação", "Habilidades Básicas II", "Panificação Básica", "Confeitaria, Higiene e Segurança Alimentar". Entre as comidas típicas, alimentos como o arroz carreteiro, o churrasco com jantinha completa, pamonha, curau, canjica saborizada com amendoim, coco e salgada, bolo de milho funcional, com opção funcional com dietas restritivas, inclusive opções para veganos. Há variações de lanches, como o cachorro quente, com salsicha e com o “choripan” – a linguiça, com molho de chimichurri. Por exemplo, no âmbito do curso de Bar e Restaurante no programa de Jovens e Adultos, a barraca de caldos, neste ano, estará sob a responsabilidade desses alunos. Entre os caldos estão as duas opções preferidas: creme de galinha (com lactose) e caldo verde. Entre as bebidas estarão o quentão, o chocolate quente e bebidas gerais, como água e suco.

Para entretenimento da noite, será realizada uma exposição de cordel com xilogravuras, de autores nordestinos e do Distrito Federal. Também acontecerá uma quadrilha raiz com participação dos estudantes, coreografadas pelas professoras Jammilly Brandão e Rejane Araújo. Ainda serão realizadas brincadeiras, como a "dança da laranja", "correio elegante bilíngue (inglês e português)", "barraca do beijo", entre outras. Além do pula-pula e brincadeiras como a pescaria.

A professora Marina Melo, organizadora do Arraiá do IFB, vê o evento como uma forma de apresentar à comunidade o que se ensina e se pesquisa nos cursos ofertados pelo campus. "Além disso, é uma oportunidade que os discentes têm em lidar com situações reais do mundo do trabalho, tais como: organizar a produção e comercialização de alimentos em evento para mais de mil pessoas com higiene e segurança alimentar; calcular o custo e o preço de venda dos produtos; e escolher a melhor forma de apresentação das produções", explica ela.

Arraiá do IFB – 7ª edição

Dia 8 de julho (sábado), das 17h às 23h

IFB Campus Riacho Fundo – Avenida Cedro, Área Especial 15, QS 16 – Riacho Fundo I

*A entrada é franca.

A organização da festa convida todos a irem caracterizados. Os alimentos serão comercializados a valores a partir de R$5 até a R$20,00 com opções diferenciadas de porções.

Informações em www.ifb.edu.br e no Instagram do Arraiá: https://www.instagram.com/arraiacrfi/