Alunos do Técnico em Panificação recebem pesquisador da Embrapa Hortaliças
Na segunda-feira, dia 10 de julho, os alunos do Curso Técnico Subsequente em Panificação do IFB Campus Riacho Fundo receberam o pesquisador da Embrapa Nuno Rodrigo Madeira. Nuno é pesquisador da Embrapa Hortaliças desde 2002, atuando principalmente nas linhas de pesquisa de “Cultivo de hortaliças em sistema de plantio direto”, “Cultivo de mandioquinha-salsa (Batata-Baroa)” e “Hortaliças tradicionais (Hortaliças não-convencionais)”.
Sua participação ocorreu no âmbito da disciplina Cultura e História da Alimentação, ministrada pela professora Marilene Teodoro, na qualidade de orador, para desenvolver o tema da conservação de germoplasma e promoção do cultivo e do consumo de hortaliças tradicionais, dentre elas a araruta. A ideia surgiu das estudantes do curso Jaqueline Simon Teixeira e Nicoly Vasconcelos. Incumbidas de escolher uma matéria prima para realizar um preparo, optaram pela araruta – um produto que, segundo Jaqueline, fez parte de sua infância e poucas pessoas conhecem.
Nuno Madeira trouxe os rizomas para os estudantes de Panificação conhecerem as diversas espécies de araruta do Brasil, além da cartilha da Embrapa sobre como plantar e utilizar a araruta. Além disso, o pesquisador falou também sobre a mandioquinha e o trigo. Já as estudantes Jaqueline e Nicoly prepararam biscoitos com fécula da mandioca e da araruta para que todos pudessem comparar.
A coordenadora do curso, professora Marina Melo, considera louvável a iniciativa das estudantes, sobretudo porque alia o Ensino à Pesquisa de maneira séria, porém informal e desmistificada.
Redes Sociais