Página inicial > Riacho Fundo > Alunos do curso de bar e restaurante tem atividade integrada com o mercado de bebidas destiladas

Criado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 11h22 | Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 11h22 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 11h30 | Acessos: 173
imagem sem descrição.

No último dia 5, estudantes do curso de Bar e Restaurante na modalidade PROEJA tiveram uma oficina prática integrada sobre destilados.

A atividade foi conduzida pela representante de vendas Samira Guimarães, da cachaça Urucuiana e Gin Trevo Raro. Samira é aluna egressa do instituto e já realizou os cursos técnicos em panificação e técnico em cozinha, além de atualmente estar cursando o superior tecnológico em gastronomia.

A ação — realizada pelos docentes Breno Oliveira e Ramon Garbin — teve como fim demonstrar para os alunos como funciona o processo produtivo de destilados e como a maturação ou o acréscimo de ingredientes pode resultar em diferentes padrões sensoriais, ou produtos. Durante a atividade foram demonstrados o processo de produção da cachaça, sua maturação nos diferentes tipos de madeiras como Umburana, Carvalho francês e Jequitibá, além do processo de destilação e aromatização do gin. Ao fim, realizaram uma analise sensorial para demonstrativo dos diferentes perfis que esses processos resultam com dicas de serviço e harmonização.

Os docentes afirmam ser de extrema importância esse tipo de ação, pois trazem o mundo do trabalho mais próximo da instituição, conseguem ter feedback da atuação do egresso no mundo do trabalho, além de incentivar novos discentes que cursam as disciplinas ao verem a real atuação no mercado de um aluno formado na mesma instituição.