Página inicial > Riacho Fundo > IFB Campus Riacho Fundo desenvolve projeto “Técnicas de Redação para o ENEM”

IFB Campus Riacho Fundo desenvolve projeto “Técnicas de Redação para o ENEM”

Criado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 08h14 | Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 08h14 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2023, 08h14 | Acessos: 203
imagem sem descrição.

Nos próximos dias 05 e 12 de novembro ocorrerá o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse exame é usado como parte do processo seletivo para inúmeras Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, inclusive para os Institutos Federais. A nota do ENEM na prova objetiva, bem como a nota da avaliação de Redação, são critérios fundamentais para a concessão de ingresso nesse processo. Nessa perspectiva, com o objetivo de melhor preparar os alunos dos terceiros anos do ensino médio técnico de cozinha e o de hospedagem do Campus Riacho Fundo, a professora de Língua Portuguesa Maria Antonia Maia, em parceria com a coordenação e direção do Campus promoveu o projeto intitulado “Técnicas de Redação para o ENEM”, ocorrido entre 14 de agosto a 31 de outubro de 2023. Esse projeto também intencionou desenvolver as competências e as habilidades dos alunos quanto à produção de texto para o exame do ENEM. Além disso, pretendeu estimular, no aluno, a produção textual cuja estratégia fosse dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar e resolver situações-problema, empregar argumentação e elaborar proposta de intervenção.

O projeto promoveu a prática de produção de texto semanal segundo as competências estabelecidas pelo Enem. As ações estabelecidas foram intercalar aula teórica – com apresentação das 5 competências cobradas no exame nacional em questão – com aula prática de produção de texto. Toda semana os alunos puderam produzir os textos dissertativos-argumentativos com base em temáticas atuais e puderam ter as correções individualizadas a fim de melhorar cada vez mais os próprios repertórios socioculturais, as práticas de produção com coesão, coerência e informatividade.

Além da formação teórica, o projeto visou uma formação integral do sujeito em relação às questões sociais, políticas, culturais e filosóficas, colocando-os como cidadãos críticos e reflexivos. Dessa maneira, o projeto técnicas de redação para ENEM tornou-se de grande valia aos alunos do 3º ano uma vez que os possibilita concorrer, por meio do mérito pessoal, com redação de excelência e, assim, permitir maior êxito no objetivo de alcançar uma vaga pública na educação superior.