Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Napne do IFB Campus Riacho Fundo participa do Congresso Nacional + Inclusão 2024
Início do conteúdo da página

Napne do IFB Campus Riacho Fundo participa do Congresso Nacional + Inclusão 2024

Criado: Segunda, 08 de Abril de 2024, 15h09 | Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2024, 15h09 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 17h50 | Acessos: 250

O O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) do IFB Campus Riacho Fundo, representado pela ex-coordenadora Andréia de Araújo Martins e pela psicopedagoga Celiane Albuquerque, participa do Congresso Nacional + Inclusão 2024, maior evento sobre inclusão do Centro-Oeste, realizado em Brasília,  nos dias 5, 6 e 7 de abril, e organizado por Viviane Guimarães.

O Congresso contou com participação de palestrantes muito bem-conceituados e com temáticas envolvendo vários pontos importantes sobre a inclusão, como exemplo:

  • Reflexões sobre a neurodiversidade: autismo por um autista (Fábio Cordeiro);
  • O papel do professor numa escola inclusiva (Ivone Moreyra);
  • Vulnerabilidade do estudante com superdotação: o Direito o protege? (Denner Pereira);
  • Como alfabetizar pessoas com autismo (Kelvis Sampaio);
  • Dupla Excepcionalidade: Altas Habilidades/Superdotação e TDAH (Damião Silva);
  • A educação física no desenvolvimento da autonomia e independência da criança com deficiência. (Fernando Provete);
  • O modelo TEACCH no apoio de uma inclusão efetiva (Viviane de Leon);
  • O uso da Legoterapia na sala de aula (Luciana de Angelis);
  • Estimulação precoce na educação inclusiva: um olhar para o desenvolvimento psicomotor (Noboru Ito Júnior);
  • O direito de aprender é a base da inclusão (Tatiana Takeda);
  • UnB: A inclusão no ensino superior (Yvana Aires Sarmet);
  • Neurociência aplicada à educação (Camila Leon);
  • Educação para todos: o papel fundamental da psicopedagogia na inclusão (Gabriel Brito);
  • Interação entre genética e ambiente no TEA (Anita Brito);
  • Todos aprendemos de formas diferentes (Cristiano Muniz);
  • O Plano Educacional Individualizado como instrumento de inclusão (Viviane Guimarães);
  • Atividades rítmicas como ferramenta de intervenção no autismo (Junior Cadima)

Sobre o NAPNE

 

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) é o setor que atua dentro da instituição articulando processos e pessoas para a implantação/implementação da Ação Tec Nep - Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas. O principal objetivo do Napne é criar, na instituição, a cultura da "educação para a convivência" e aceitação da diversidade.

As políticas desenvolvidas pelo TEC NEP visam à inserção das pessoas com necessidades específicas em cursos de menor duração, chamados de Formação Inicial e Continuada (FIC), e também nos cursos Técnicos, Tecnológicos, Licenciaturas, Bacharelados e pós-graduações nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Esse trabalho é feito em parceria com os sistemas estaduais e municipais de ensino. Classificamos como tendo necessidades específicas, os estudantes que tenham deficiência, sejam superdotados, tenham altas habilidades ou Transtornos Globais do Desenvolvimento.


 

Fim do conteúdo da página