Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Egressa do IFB assume como professora de gastronomia do GDF: “Muito orgulho do meu diploma”
Início do conteúdo da página

Egressa do IFB assume como professora de gastronomia do GDF: “Muito orgulho do meu diploma”

Criado: Quarta, 24 de Julho de 2024, 14h43 | Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2024, 14h43 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 11h20 | Acessos: 400

Quando começou a vender bolos no pote em 2016, Rônia Santana, de 42 anos, nem imaginava que oito anos mais tarde seria a primeira egressa do IFB Campus Riacho Fundo a ser aprovada no concurso público da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) para o quadro efetivo de professores efetivos de gastronomia.

Rônia, que inicialmente era professora de português, encontrou no interesse na confeitaria uma forma de adquirir uma renda extra e ter mais autonomia financeira. Sem formação na área, a professora usou a internet para aprender as primeiras receitas e conferir dicas para o novo negócio, que recebia parceria da mãe, Elizabeth de Souza, 64.

No entanto, logo as vendas cresceram e os pedidos começaram a se diversificar, passando para bolos de casamento e ceias de final de ano, o que levaram Rônia a buscar uma especialização na área. “Eu sempre quis fazer um curso na área, mas todos os lugares aqui em Brasília eram particulares e muito caros. Até que descobri o curso Técnico em Gastronomia do IFB Campus Riacho Fundo, em 2018”, lembra a confeiteira.

Da educação técnica, Rônia logo seguiu para o Curso Superior em Gastronomia do campus, em que se formou em 2023. E no mesmo ano da formatura, ela realizou o concurso para professora efetiva na área de gastronomia, por meio do qual foi convocada neste ano.

“Foi a realização de um sonho: juntar a gastronomia que eu amo e a minha experiência na área de educação. Parece até que eu estou começando a minha vida de novo. E eu tenho muito orgulho do meu diploma e muito orgulho de todo esse percurso que eu tive no IFB, e por ser a primeira aluna do IFB a ser professora de gastronomia da SEE-DF e a primeira professora negra do quadro de efetivos da pasta”, afirmou Rônia.

***

E você? Está esperando o que para assumir o controle da sua vida profissional e se tornar também um aluno do IFB?

O Processo Seletivo 2024/2 para os cursos técnicos do IFB já está aberto. São mais de 1 mil vagas totalmente gratuitas. Confira aqui e venha dar um start na sua jornada no IFB!

 

Fim do conteúdo da página