Página inicial > Riacho Fundo > Egressas do curso de Letras-Inglês publicam artigo em Dossiê Temático

Egressas do curso de Letras-Inglês publicam artigo em Dossiê Temático

Criado: Segunda, 05 de Agosto de 2024, 17h50 | Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2024, 17h50 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2024, 17h50 | Acessos: 657

O Instituto Federal de Brasília (IFB) compartilha a conquista das egressas Ana Clara da Silva de Castro e Ingrid Pereira Miranda, ex-alunas do curso de Letras-Inglês do IFB Campus Riacho Fundo, que, juntamente com a orientadora, Profª Drª Bruna Lourenção Zocaratto, publicaram um artigo científico no Dossiê Temático "Avaliação e Formação de Professores de Línguas: Contextos, Necessidades, Desafios e Avanços". Essa publicação está vinculada à Revista X, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e foi organizada pelas Professoras Doutoras Gladys Quevedo-Camargo (UnB), Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL) e Viviane Aparecida Bagio Furtoso (UEL).

O artigo publicado foi fruto de uma adaptação da monografia por elas defendida no segundo semestre de 2023. A pesquisa teve como objetivo identificar práticas avaliativas transformadoras em um projeto social desenvolvido em uma área de vulnerabilidade, visando à inclusão de estudantes através do ensino e aprendizagem do inglês. À época da pesquisa, as estudantes integravam o Grupo de Estudos e Pesquisas em Letramento em Avaliação, Formação Docente e Prática Pedagógica (LAFOPE), certificado pelo IFB.

Segundo a Profª Drª Bruna Lourenção Zocaratto, "a oportunidade surgiu com a chamada para submissão de trabalhos científicos nesse dossiê, cujo tema se alinhou ao objeto de estudo da pesquisa desenvolvida pelas licenciandas. A avaliação desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão dos estudantes e na garantia do acesso à aprendizagem, e, dependendo do modo como concebemos e praticamos, ela pode transformar e libertar ou promover a manutenção de práticas excludentes no processo educacional. Elas abordaram exatamente esses aspectos em um estudo investigativo que tomou por base um projeto social de ensino de inglês, desenvolvido em uma região do Distrito Federal, marcada pela vulnerabilidade social."

Para a Ana Clara, a pesquisa trouxe uma mudança significativa na forma como a avaliação é planejada e desenvolvida nesse contexto. Ela ressaltou que “realizar práticas avaliativas eficientes e humanizadas deveria ser um assunto mais presente para os profissionais da educação. Quando os alunos se sentem confortáveis com a avaliação, eles obtêm melhores resultados e refletem mais sobre o impacto da língua inglesa em suas vidas.” Ana Clara também compartilhou que a publicação do artigo abriu novos caminhos em sua jornada pessoal e profissional, fortalecendo seu envolvimento com projetos sociais

Por sua vez, Ingrid destacou a importância da pesquisa sobre avaliação, que proporcionou uma visão mais ampla do aprendizado dos estudantes e contribuiu para um ambiente escolar mais agradável e eficaz. Ela afirma que “o artigo possui grande relevância social, abordando questões importantes que merecem maior visibilidade. A experiência de publicar o artigo foi uma grande conquista pessoal e uma forma de conscientização sobre o impacto positivo da educação na vida dos estudantes.”

Para aqueles interessados em acessar o Dossiê Temático, o link é https://revistas.ufpr.br/revistax/issue/view/3629/showToc. O artigo publicado pelas licenciandas pode ser lido diretamente em https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/94336.