Estudantes de Licenciatura em Geografia visitam o Museu da Educação do DF
Estudantes do 7º semestre do curso de Licenciatura em Geografia do IFB Campus Riacho Fundo visitaram o Museu da Educação do Distrito Federal na sexta, 30 de agosto. A visita foi coordenada pela professora Ana Luiza de França Sá como parte das atividades da disciplina Fundamentos Históricos da Educação.
Localizado provisoriamente no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares-CEAM no campus universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), o Museu da Educação do Distrito Federal tem como missão “preservar, salvaguardar e difundir a memória da educação pública do Distrito Federal, com vistas a fortalecer a identidade da escola e do professor e contribuir para a qualidade e renovação dos processos educativos, em benefício da cidade e da educação brasiliense”.
Atualmente, o museu conta com um acervo diversificado entre fotos, mobiliário, documentos históricos da construção de Brasília e do projeto educacional da capital federal construído por Anísio Teixeira. Proveniente de pesquisa iniciada na Faculdade de Educação da UnB coordenada pela professora Eva Waisros Pereira, o acervo está disponível digitalmente para consulta e pesquisa.
Segundo a professora Martita Icó, responsável pelo acervo, “as visitas ao museu e consultas ao acervo podem ser agendadas por e-mail. Estudantes e professores/as e a comunidade em geral são muito bem-vindos/as”.
A professora que coordenou a ação, destaca que para os estudantes, futuros professores/as de geografia, o contato com a história da educação de Brasília é um importante aspecto da formação docente e contribui para o reconhecimento das múltiplas identidades escolares do Distrito Federal.
A professora Ana Luiza de França Sá reforçou ainda a importância histórica e a relevância cientifica do Museu da Educação do Distrito Federal: “O museu possui um acervo riquíssimo que resgata o legado de Anísio Teixeira para a educação do Brasil. O material disponível é um verdadeiro tesouro e sua manutenção e cuidado não devem ser esquecidos pelo poder público”.
Ao final da visita, alguns estudantes do curso se disponibilizaram como voluntários e manifestaram interesse na utilização do acervo museológico para preservação e continuidade da pesquisa cientifica no campo da história da educação do Distrito Federal.
Mais informações sobre o Museu da Educação do Distrito Federal podem ser consultadas no site museudaeducacao.com.br.
Redes Sociais