Ensino de Humanidades e Linguagens para a construção da internacionalização do IFB Riacho: Aula Magna
O IFB Campus Riacho Fundo divulga a aula magna com a Profª Dra Pina Marsico – Universidade de Salerno-UNISA, Itália/ Universidade Federal da Bahia- UFBA, Brasil, sob o título “Antecedentes Históricos da Psicologia Cultural da Educação: a contribuição de Jerome Bruner”, a ser realizada no dia 24 de outubro de 2024, quinta-feira, na sala 113 do próprio campus.
O evento faz parte das ações do curso de pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens para a construção da internacionalização do IFB Riacho
Sobre a Aula Magna e a professora Pina
Para a aula magna do segundo semestre letivo do curso de Pós-Graduação em Humanidades e Linguagens, o IFB Campus Riacho Fundo convidou a professora Giuseppina (Pina) Marsico da Universidade de Salerno, Itália e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia pelo programa Capes-Print, para tratar do tema: “Antecedentes Históricos da Psicologia Cultural da Educação: a contribuição de Jerome Bruner”.
Jerome Bruner foi um psicólogo estadunidense de extrema relevância para a psicologia, educação e ciências sociais e as humanidades em geral. Foi um dos poucos pesquisadores na psicologia a presenciar e participar ativamente das mudanças paradigmáticas pelas quais passou a psicologia em sua recente história (Marsico 2015). Seu trabalho cobriu desde a psicologia cognitiva até o giro cultural após a metáfora computacional cunhada por ele sobre processamento de informações cerebrais. A educação, no entanto, sempre foi um tema presente na obra de Bruner ao longo de toda sua trajetória.
Jerome Bruner fez parte do programa Head Start nos Estados Unidos, juntamente com Urie Brofenbrenner, programa social dedicado ao pleno desenvolvimento de crianças e a busca por equidade de oportunidades na educação para todos/as/es daquele país. Diante de seu histórico de busca por justiça social e equidade educacional, Bruner destrinchou a relação entre mente e cultura para elaborar um projeto autoral e inovador ainda por ser descoberto e desenvolvido. A psicologia cultural da educação é fruto dos esforços de Bruner para construir uma relação igualitária entre os campos da educação e da psicologia. Mais recentemente, a psicologia cultural da educação tem apontado horizontes para formação de professores/as, inovação educacional, perspectivas inclusivas e educação internacional. Esse último tópico é de especial interesse da professora Pina Marsico, que tem se dedicado a disseminar a compreensão da educação como um processo liminar em que fronteiras geográficas, simbólicas e psíquicas atuam no contexto educacional, com especial ênfase no desenvolvimento humano, seja das crianças e adolescentes ou de adultos que desempenham o papel de educadores/as.
A professora Pina Marsico é professora do departamento de Ciências Humanas e Filosóficas-DISUF na Universidade de Salerno-UNISA. Coordena nessa universidade o Laboratório de Pesquisas e Estudos sobre Interações Sociais Giovanni Abignente- GRIS do qual fazem parte as iniciativas Ideas for the Basic Education for the Future- IBEF e Kitchen Seminar, dedicados à internacionalização e produção científicas na interface psicologia e educação. É presidente da divisão 52 International Psychology da Sociedade Americana de Psicologia-APA nos Estados Unidos. Nesse país também atua como pesquisadora visitante da Universidade de Havard. É presidente da Sociedade Europeia de Instrução e Aprendizagem, editora das revistas Human Arenas, Culture & Psychology da editora Springer. Na editora Springer coordena a série Springer briefs in Cultural Psychology of Education e Latin American Voices. É organizadora do livro “Jerome Bruner beyond 100: cultivating possibilities” (2015), obra pulicada em homenagem ao aniversário de 100 anos de Bruner e um manifesto ao seu legado, também pela Springer editora. No Brasil, a professora Pina tem colaborado intensamente com grupos de pesquisa nos estados da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e atua na revista brasileira Trends in Psychology como co-editora.
A aula magna da professora Pina contribui para a construção da internacionalização e qualidade da formação oferecida pela Pós-Graduação em Humanidades e Linguagens do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB).
Redes Sociais