Conscientização sobre assédio moral e sexual no serviço público
Na última terça-feira, 1º de outubro, pela manhã, o IFB Campus Riacho Fundo recebeu a ouvidora-geral da União, Ariana Frances, que proferiu palestra sobre o tema “O Guia Lilás: como nomear, prevenir e tratar o assédio moral e sexual no serviço público”.
O evento foi organizado pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugedis) do campus, como parte de uma campanha de conscientização sobre as questões relacionadas a esse tema.
O Guia Lilás foi publicado em 2023 pela Controladoria-Geral da União (CGU) e se tornou referência para a prevenção e o tratamento do assédio moral e sexual e da discriminação no Governo Federal. A publicação traz conceitos e exemplos de atos, gestos, atitudes e falas que podem ser entendidos como atos de assédio moral ou sexual ou, ainda, de discriminação no contexto das relações de trabalho no Governo Federal.
Em sua apresentação, Ariana Frances apresentou dados de pesquisas e da própria Ouvidoria-Geral da União (OGU) que comprovam que o assédio no serviço público é fortemente influenciado pela perspectiva de gênero. Dados obtidos por meio do FalaBR, canal oficial para recebimento de denúncias, apontam que em 2022 as mulheres representavam a expressiva maioria entre as vítimas desse tipo de violência, enquanto homens, por sua vez, eram em maior parte os responsáveis pelas agressões.
Redes Sociais