Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Professora de inglês surda e sua orientadora publicam livro pela Editora CRV
Início do conteúdo da página

Professora de inglês surda e sua orientadora publicam livro pela Editora CRV

Criado: Quinta, 24 de Outubro de 2024, 10h28 | Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2024, 10h28 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2024, 10h29 | Acessos: 208
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) comunica a publicação do livro da professora de inglês Ana Clara Feitosa Palhares, que é surda e uma das docentes dessa língua envolvidas na plataforma Sinaliza ENEM. A obra, desenvolvida em colaboração com sua orientadora, Bruna Lourenção Zocaratto, docente de língua inglesa do IFB Campus Riacho Fundo e líder do grupo de estudos e pesquisas Letramento em Avaliação, Formação Docente e Prática Pedagógica (LAFOPE), aborda os desafios e possibilidades do ensino de inglês para estudantes surdos.

Ana Clara, ex-integrante do LAFOPE, dedicou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) à análise das experiências inclusivas no ensino de inglês nos últimos cinco anos. Em suas palavras, “realmente foi uma experiência desafiadora, pois a língua portuguesa é minha segunda língua. Meu esforço foi maior e compensou muito em cada texto escrito neste trabalho.” Ela ressalta a importância de abordar temas que são pouco pesquisados: “É um aprofundamento em um tema tão específico como o ensino de inglês para surdos, que carece de atenção na área acadêmica.”

Ana Clara acredita que o livro pode trazer contribuições significativas para o ensino e a aprendizagem de inglês para surdos. “Por eu ser uma pessoa surda e ter estudado em uma escola inclusiva, adquiri a noção da importância de adequar métodos e materiais conforme as necessidades de acessibilidade linguística”, explica. Ana Clara destaca que a obra oferece “estratégias práticas que incluem os estudantes surdos em sala de aula, respeitando suas particularidades de comunicação, com recursos visuais e atividades interativas.”

Bruna, que orientou Ana Clara durante seu TCC, compartilha uma visão crítica sobre a inclusão no contexto educacional. “A inclusão não deve ser vista apenas como uma obrigação, mas como uma oportunidade de enriquecer o ambiente escolar. Precisamos refletir sobre como nossas práticas pedagógicas podem ser transformadoras, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, tenham acesso a uma educação de qualidade. O livro de Ana Clara é um passo importante nessa direção, pois traz à tona a necessidade de adequar o ensino às realidades dos estudantes surdos.”

O lançamento oficial do livro acontecerá durante a 1ª Jornada Pela Inclusão (JOPIN): Transformando Educadores para uma Educação Inclusiva, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2024. Este evento será uma oportunidade para discutir a inclusão no ambiente educacional e promover práticas que beneficiem todos os estudantes.

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre esta importante obra, o livro pode ser acessado aqui.

Fim do conteúdo da página