Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Primeira Jornada pela Inclusão: Transformando Educadores para uma Educação Inclusiva
Início do conteúdo da página

Primeira Jornada pela Inclusão: Transformando Educadores para uma Educação Inclusiva

Criado: Quarta, 11 de Dezembro de 2024, 12h10 | Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2024, 12h10 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2024, 12h10 | Acessos: 140

O IFB Campus Riacho Fundo promoveu, entre os dias 5 e 7 de dezembro, a 1ª Jornada pela Inclusão (Jopin): Transformando Educadores para uma Educação Inclusiva. O projeto, vinculado ao grupo de pesquisas Lafop, foi idealizado, organizado e conduzido pelos servidores Andréia Martins, Bruna Zocaratto, Falk Moreira, Laís Valeriano e Lauanda Costa, em parceria com os licenciandos bolsistas Michael Gonçalves, Núbia Nunes e Alysson Alves.

O evento foi planejado para atender docentes e professores em formação do IFB, profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal e as equipes dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) de diversos campi do IFB.

A Jornada teve como propósito central transformar e capacitar profissionais da educação, oferecendo ferramentas práticas, conhecimentos teóricos e metodologias inovadoras voltadas à construção e à implementação de uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade.

Durante os três dias de programação, o evento reuniu palestrantes de destaque das áreas da educação e da saúde, reconhecidos por suas contribuições em práticas inclusivas. Esses especialistas compartilharam suas vivências, pesquisas e experiências práticas, abordando temas relevantes e desafiadores da educação inclusiva no contexto atual, tais como: os desafios da inclusão de uma pessoa com deficiência física sob a perspectiva da própria vivência; Transtornos do Neurodesenvolvimento e Déficits no Aprendizado; Síndrome de Down e DI e os Impactos na Aprendizagem; Métodos e Estratégias Facilitadoras de Ensino ao Aluno Autista; Construção do Plano de Ensino Individualizado – Desmistificando o PEI; A Prática da Empatia e Sensibilização com as Famílias Atípicas; Altas Habilidades e Superdotação – Como Reconhecer um Aluno e as Formas de Auxiliá-lo na Aprendizagem; Desafios e Estratégias para Inclusão de Alunos com Deficiências ou Transtornos Neurodivergentes no Ensino Superior; A Avaliação de Participantes da EJA Deficientes em Situação de Descompasso Quanto ao Ano Escolar: O desafio dos Exames de Grande Porte; Comunicação Acessível: Estratégias para Incluir Surdos no Ambiente Educacional e Desafio da Inclusão através de Diversos Olhares (mãe atípica, estudante com deficiência e docente com transtorno neurodivergente).

A 1ª Jopin representou um marco importante no compromisso do IFB em fomentar discussões e ações concretas que buscam promover a inclusão educacional e reforçar o papel essencial dos educadores como agentes de transformação no processo de ensino-aprendizagem.

Fim do conteúdo da página