Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Encerramento da Primeira Turma do Projeto “Ensino de Inglês para Fins Específicos: Leitura e Compreensão de Textos”
Início do conteúdo da página

Encerramento da Primeira Turma do Projeto “Ensino de Inglês para Fins Específicos: Leitura e Compreensão de Textos”

Criado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2025, 16h20 | Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2025, 16h20 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 07h48 | Acessos: 214

No dia 14 de fevereiro, aconteceu o encerramento da primeira turma do projeto de extensão “Ensino de Inglês para Fins Específicos: Leitura e Compreensão de Textos”, no IFB Campus Riacho Fundo. Trata-se de uma ação vinculada ao grupo de estudos e pesquisas Letramento em Avaliação, Formação Docente e Prática Pedagógica (Lafope) e que, após quatro meses de atividades intensivas, alcançou resultados expressivos.

A capacitação inicial, conduzida pelas professoras Ma. Beatriz Ribeiro Ferreira e Dra Bruna Lourenção Zocaratto, foi fundamental para começar a trajetória pedagógica das extensionistas. O foco foi apresentar as estratégias de leitura, suas diversas abordagens e a adaptação para o ensino de inglês. Durante os encontros, as docentes formadoras discutiram como essas estratégias poderiam ser aplicadas de forma criativa e dinâmica em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais ativa e significativa.

O curso seguiu com a participação das extensionistas do Curso Superior de Letras-Inglês: Emilly Sousa, Heloísa Souza e Núbia Batista, que se dedicaram a aprender e desenvolver atividades avaliativas. Elas também aprimoraram a prática de corrigir e oferecer feedback formativo aos estudantes, e esse processo foi enriquecido por uma segunda capacitação, que abordou o letramento em feedback, essencial para uma comunicação mais clara e construtiva entre professores e estudantes.

O impacto da formação tornou-se evidente nas experiências relatadas pelos participantes ao final do curso, revelando como as estratégias trabalhadas foram incorporadas em diferentes contextos. As reflexões compartilhadas indicam que o aprendizado não se restringiu ao ambiente do curso, mas gerou efeitos concretos na preparação para provas e concursos, no enfrentamento de desafios acadêmicos e no aprimoramento da leitura em inglês para diversas finalidades.

Destacam-se, entre os relatos, a aplicação das técnicas na interpretação de questões em seleções e exames, mesmo quando os textos estavam em português, demonstrando a transferência de conhecimento para outras áreas. Além disso, participantes relataram maior autonomia na leitura de materiais acadêmicos e profissionais, superando receios iniciais e desenvolvendo uma abordagem mais estratégica para compreender textos em inglês. Esses registros reforçam a relevância da formação na ampliação das possibilidades de leitura e no fortalecimento da confiança dos estudantes diante de novos desafios em língua inglesa.

Em abril acontecerá o processo seletivo para a segunda turma. Interessados podem acompanhar as novidades e obter mais informações pelo Instagram do grupo: @grupo.lafope.

O projeto reafirma o compromisso do IFB com a formação acadêmica de qualidade, com a oferta de iniciativas que visam ao fortalecimento do ensino de línguas e à promoção do letramento acadêmico e profissional.

 

Fim do conteúdo da página