Ato de intervenção em memória de Allane Pedrotti e Layse Pinheiro no IFB Campus Riacho Fundo
Na última sexta-feira, dia 5/12 o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) do IFB Campus Riacho Fundo realizou um ato de intervenção em memória das vítimas de feminicídio do Cefet-RJ, Alanne Pedrotti e Layse Pinheiro. Nugedis de todo o Brasil convocou a comunidade acadêmica à leitura de uma Carta Aberta à Comunidade Acadêmica e ao Governo Federal nas escolas às 10h da manhã, seguida de 1 minuto de silêncio. O Nugedis do IFB Campus Riacho Fundo optou por realizar a leitura nos três turnos (também às 15 e às 20h), para incluir o máximo de pessoas do campus.
Pela manhã, o ato no IFB Campus Riacho Fundo contou com a presença dos estudantes do Ensino Técnico Integrado em Hospedagem e em Cozinha, que presenciaram a leitura realizada pela Coordenadora Pedagógica Maína Lins, também membro do Nugedis, e com uma fala da Diretora-Geral, Alessandra de Sousa.
Às 15h, a carta foi lida pela professora Luciana Henrique, presidente do Nugedis. Nesse turno houve maior participação dos estudantes do curso de Letras-Inglês.
A professora Julie Borges realizou a leitura às 20h e fez 1 minuto de silêncio junto com os estudantes da Licenciatura em Geografia, do EJA e da Gastronomia.
Além de prestar homenagem às vítimas, a Carta exige que as 73 medidas do Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio, lançado em 2024, sejam cumpridas para proteger as mulheres em escolas, universidades e em seus espaços de trabalho na Administração Pública.
Redes Sociais