Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Atividade pedagógica integra Química e Empreendedorismo na produção de velas aromáticas no IFB Riacho Fundo
Início do conteúdo da página

Atividade pedagógica integra Química e Empreendedorismo na produção de velas aromáticas no IFB Riacho Fundo

Criado: Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 11h20 | Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 11h20 | Última atualização em Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 11h48 | Acessos: 73
imagem sem descrição.

Uma atividade pedagógica integrada realizada no IFB Campus Riacho Fundo promoveu a articulação entre saberes das áreas de Gestão e Negócios e Ciências da Natureza, tendo como eixo a produção de velas aromáticas. A ação envolveu competências de Empreendedorismo e Química e foi desenvolvida com estudantes dos cursos de Tecnologia em Hotelaria e Proeja.

A atividade foi realizada no dia 5 de dezembro de 2025 e idealizada pelas docentes Kelly Sabrina Fernandes, do curso de Tecnologia em Hotelaria, e Karla Amâncio, da área de Química, ambas do IFB Campus Riacho Fundo. Participaram da oficina estudantes matriculados nas disciplinas de Empreendedorismo e Química, integrando diferentes níveis e modalidades de ensino em um mesmo espaço formativo.

As aulas práticas ocorreram no Laboratório de Ciências do campus, onde os discentes acompanharam todas as etapas do processo produtivo, desde a compreensão dos aspectos químicos envolvidos até a análise da viabilidade comercial do produto. Durante a atividade, foram abordados conteúdos como a constituição química da parafina e de diferentes ceras, temperaturas de fusão, classificação das essências de acordo com o tipo de solvente e solubilidade, além da análise técnica para escolha adequada dos pavios conforme o diâmetro das velas, garantindo uma queima eficiente.

No campo da gestão, os estudantes trabalharam o cálculo de custos diretos e indiretos, estratégias de precificação e a análise do produto como possibilidade de empreendimento, relacionando o processo produtivo às dinâmicas do mercado.

A integração entre conteúdos técnicos e de gestão permitiu aos estudantes compreender o ciclo completo do produto, unindo conhecimentos científicos e aspectos práticos ligados ao planejamento e à organização da produção.

Fim do conteúdo da página