Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Riacho Fundo > Alunos da Licenciatura em Geografia participam de aula de campo em regiões do Distrito Federal
Início do conteúdo da página

Alunos da Licenciatura em Geografia participam de aula de campo em regiões do Distrito Federal

Criado: Terça, 16 de Dezembro de 2025, 10h11 | Publicado: Terça, 16 de Dezembro de 2025, 10h11 | Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2025, 14h29 | Acessos: 103

 

No dia 6 de dezembro de 2025, foi realizada uma aula de campo com os alunos da licenciatura em Geografia do IFB Campus Riacho Fundo. O intuito foi promover a compreensão integrada entre os processos físicos e socioespaciais que configuram o território do Distrito Federal, articulando os conteúdos das disciplinas Geografia Regional do Brasil e de Hidrologia, por meio da análise e da observação de campo.

O percurso realizado abrangeu ambientes urbanos, periurbanos e rurais nas Regiões Administrativas do Plano Piloto, São Sebastião, Paranoá e territórios do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF), nas Bacias Hidrográficas dos Rios Paranoá, São Bartolomeu e São Marcos.

A atividade foi desenvolvida pela professora Edilene Américo Silva e buscou promover uma leitura crítica da paisagem e das dinâmicas territoriais do Distrito Federal em diferentes áreas, de modo a expressar a diversidade socioespacial, as transformações do Cerrado e os desafios derivados da gestão hídrica regional.

A aula de campo foi uma atividade prática que articulou o conteúdo teórico visto em sala de aula, por meio da observação direta e integrada dos fenômenos naturais e socioespaciais. Para a discente Stephany Costa, “foi uma excelente forma de obter conhecimento e aprendizado integrando teoria e prática, passadas ao vivo, para além da sala de aula, porque a gente acessou o conhecimento observando a vivência naquele espaço. Foi uma rica oportunidade também de interação social com os nossos colegas do curso”.

Para a Professora, a “aula de campo é um componente fundamental na formação dos discentes, pois articula teoria, prática e realidade socioespacial, contribuindo de maneira decisiva para a formação científica, pedagógica e crítica do futuro professor”.  Nesse entendimento, o discente Keven Paca Gomes, destaca que “conhecer o PAD-DF evidenciou como a sua localização no DF fortalece o papel de Brasília enquanto centralidade regional. O PAD-DF se apresenta como uma paisagem agrícola altamente tecnificada associada à moderna agricultura; observaram-se os eixos de integração rodoviária, a irrigação, as máquinas, os silos e intensa circulação de caminhões – uma verdadeira extensão material que articula produção, escoamento e consumo, e mesmo nesse espaço rural da Capital do país se faz presente pelo ordenamento dos fluxos e de hierarquias que extrapolam os seus limites urbanos”.

A importância dessa atividade pode ser destacada também por contribuir no avanço e na construção da autonomia e da postura investigativa discente, pois permite ao aluno assumir uma postura ativa, formular perguntas, levantar hipóteses e construir interpretações próprias sobre o espaço analisado. Por fim, ela também fortalece a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, ao articular a observação empírica, a produção de conhecimento e o diálogo com a sociedade.

A atividade foi viabilizada pelo apoio da Direção-Geral do campus, por meio de veículo e motorista, da Coordenação de Assistência Estudantil, que garantiu diárias para os custos das despesas discentes, e pela Coordenação da Geografia, que atuou nas instâncias burocráticas de modo a atender os trâmites exigidos.

Fim do conteúdo da página