Alunos da Licenciatura em Geografia participam de aula de campo em regiões do Distrito Federal
No dia 6 de dezembro de 2025, foi realizada uma aula de campo com os alunos da licenciatura em Geografia do IFB Campus Riacho Fundo. O intuito foi promover a compreensão integrada entre os processos físicos e socioespaciais que configuram o território do Distrito Federal, articulando os conteúdos das disciplinas Geografia Regional do Brasil e de Hidrologia, por meio da análise e da observação de campo.
O percurso realizado abrangeu ambientes urbanos, periurbanos e rurais nas Regiões Administrativas do Plano Piloto, São Sebastião, Paranoá e territórios do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF), nas Bacias Hidrográficas dos Rios Paranoá, São Bartolomeu e São Marcos.
A atividade foi desenvolvida pela professora Edilene Américo Silva e buscou promover uma leitura crítica da paisagem e das dinâmicas territoriais do Distrito Federal em diferentes áreas, de modo a expressar a diversidade socioespacial, as transformações do Cerrado e os desafios derivados da gestão hídrica regional.
A aula de campo foi uma atividade prática que articulou o conteúdo teórico visto em sala de aula, por meio da observação direta e integrada dos fenômenos naturais e socioespaciais. Para a discente Stephany Costa, “foi uma excelente forma de obter conhecimento e aprendizado integrando teoria e prática, passadas ao vivo, para além da sala de aula, porque a gente acessou o conhecimento observando a vivência naquele espaço. Foi uma rica oportunidade também de interação social com os nossos colegas do curso”.
Para a Professora, a “aula de campo é um componente fundamental na formação dos discentes, pois articula teoria, prática e realidade socioespacial, contribuindo de maneira decisiva para a formação científica, pedagógica e crítica do futuro professor”. Nesse entendimento, o discente Keven Paca Gomes, destaca que “conhecer o PAD-DF evidenciou como a sua localização no DF fortalece o papel de Brasília enquanto centralidade regional. O PAD-DF se apresenta como uma paisagem agrícola altamente tecnificada associada à moderna agricultura; observaram-se os eixos de integração rodoviária, a irrigação, as máquinas, os silos e intensa circulação de caminhões – uma verdadeira extensão material que articula produção, escoamento e consumo, e mesmo nesse espaço rural da Capital do país se faz presente pelo ordenamento dos fluxos e de hierarquias que extrapolam os seus limites urbanos”.
A importância dessa atividade pode ser destacada também por contribuir no avanço e na construção da autonomia e da postura investigativa discente, pois permite ao aluno assumir uma postura ativa, formular perguntas, levantar hipóteses e construir interpretações próprias sobre o espaço analisado. Por fim, ela também fortalece a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, ao articular a observação empírica, a produção de conhecimento e o diálogo com a sociedade.
A atividade foi viabilizada pelo apoio da Direção-Geral do campus, por meio de veículo e motorista, da Coordenação de Assistência Estudantil, que garantiu diárias para os custos das despesas discentes, e pela Coordenação da Geografia, que atuou nas instâncias burocráticas de modo a atender os trâmites exigidos.


Redes Sociais