Página inicial > Riacho Fundo > Parceria entre campi do IFB implanta horta para estudantes do curso Técnico em Cozinha

Criado: Sexta, 16 de Agosto de 2013, 14h53 | Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2013, 14h53 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3020

Os estudantes do curso Técnico em Cozinha (Gastronomia) do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília contam agora com uma horta. Desenvolvida pelos servidores do Campus Planaltina, sob a coordenação do agrônomo Mateus Rollemberg Santin e do professor gastrônomo Gabriel Rocha, a horta busca atender às demandas de insumos do curso. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida por meio de parceria intercampi com resultados positivos para a sociedade.

No canteiro, que fica no próprio terreno do campus, foram plantadas ervas aromáticas e verduras usando-se como base para a horta telhas do tipo “kalhetão”. Hortaliças como manjericão, tomilho, cebolinha, mostarda, rúcula, alecrim, couve, alface e alho-poró são algumas das que estão sendo cultivadas no espaço, de forma orgânica.

O professor do curso Gabriel Rocha explica que os vegetais ali plantados estarão livres de pesticidas e agrotóxicos. “A vantagem é que teremos à mão ingredientes orgânicos e sempre frescos para trabalhar durante as aulas”, conta. Para ele, outra vantagem é a diminuição de custos com a compra de insumos que são usados em aula.

Nesta sexta-feira, 16, os alunos do 2º semestre curso Técnico em Cozinha puderam plantar algumas mudas na horta do campus. A ideia é que os estudantes também desenvolvam noções de cultivo e aprendam a colher os vegetais frescos da horta.