Página inicial > Riacho Fundo > “Meu desejo é não ser o único deficiente visual a se formar no Campus Riacho Fundo”

Criado: Quarta, 08 de Abril de 2015, 19h20 | Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2015, 19h20 | Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2015, 19h21 | Acessos: 1340

O Dia Nacional o Braile é comemorado hoje, dia 08 de abril. O Braile é um sistema de escrita e leitura baseada na percepção pelo tato destinado a pessoas que têm deficiência visual.

O estudante Wallace Paschoal, do Campus Riacho Fundo, nos prestigiou com um depoimento de sua vivência. Segundo o estudante, o seu primeiro contato com o IFB foi por meio do curso de Panificação Básica do PRONATEC e posteriormente deu continuidade as suas atividades no Instituto estudante do Curso Técnico de Cozinha.

“O meu objetivo é aprender, me informar, educar e conviver com as pessoas. É muito bom quando as pessoas prestam a solidariedade em me auxiliar, é muito importante sentir o calor humano”, disse Wallace sobre o que o levou a ingressar no IFB.

O estudante também avalia como essencial a prática da leitura em Braile nas aulas, como material de apoio. A leitura constante do Braile se faz necessária para o não esquecimento da grafia correta das palavras. Ele ainda disse ter encontrado dificuldade na disponibilidade do material Braile, que por diversas circunstâncias chegava atrasado.

A aquisição da impressora foi feita pelo campus, mas ainda há problemas de configurações para o material impresso, que por sua vez, dificulta sua leitura. Outro desafio encontrado foi a falta de sensibilidade de alguns professores na solicitação antecipada do material didático adaptado em Braile ao Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE).

Wallace compartilhou seu desejo de não ser o único estudante com deficiência visual a se formar no campus Riacho Fundo. Mesmo com todas as dificuldades encontradas ele deseja também que o campus promova cada dia mais a inclusão escolar e adeque suas estruturas à acessibilidade.