Biblioteca do Campus Riacho Fundo recebe doação de cordéis
No dia 17 de agosto, a biblioteca do Campus Riacho Fundo recebeu uma doação de 40 cordéis, doados pelo professor Rafael Augusto Costa de Oliveira. Ele é docente do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santantão, e coordenador do projeto LiterAtos, que associa a literatura à música, ao teatro e a outras artes.
O docente explica que o cordel, além de ser um gênero literário, oriundo do épico em verso e do lírico, é uma das maiores expressões brasileiras na Literatura. “O Cordel tem origem ibérica, trazendo em seu bojo heranças de romanos, gregos, árabes e judeus. Surgiu em Portugal e no Brasil sofreu alterações. Ele apresenta a mesma linguagem dos cantadores de viola, emboladores e rabequeiros do nordeste brasileiro”, disse Rafael Augusto .
Os cordéis foram doados como estímulo ao conhecimento da cultura brasileira, e serão disponibilizados na cordelteca da biblioteca para leitura, pesquisa e atividades culturais de todos no Campus Riacho Fundo.
O objetivo da Cordelteca é divulgar a manifestação cultural presente na literatura cordelista e, a partir daí, permitir que as pessoas conheçam as suas raízes, origens e passado. Resgatar os cordéis significa valorizar a nossa própria história, destaca a coordenadora da biblioteca, Grazielle Pereira.
Redes Sociais